ESADArt + Design

Comunicação

9189576423_5cbc63242b_b

Weekcom, Semana de Design de Comunicação 2013

9189576581_bf7e7ace03_b

Weekcom, Semana de Design de Comunicação 2013

9189576713_ea8fefbaa1_b

Weekcom, Teatro Gráfico

9189576881_b9ff5c33c1_b

No Limite, Beatriz Barros

9189576999_a917935b41_b

Marta Marinho

9189576997_6081654896_b

Clint Eastwood, Susana Carreiras

9189577307_77c3557372_b

Animus, João Cravo

9189577343_48ae33e9b2_b

Ana Estrela + Pedro Mota e Iris Rangil + Juan Crespo

9192373414_b57bfc29ca_b

A Metamorfose de Franz Kafka, Nuno Silva

9189577431_799b8e5afd_b

1984 de George Orwell, Marta Ramos

Num mundo cada vez mais visual, os textos, as palavras e as letras transformam-se em imagens carregadas de sentido e de novos significados, fazendo com que comunicar, mais do que desenvolver a capacidade de descodificar a linguagem das palavras ou das imagens, envolva a escolha, a manipulação e a integração de uma grande variedade de media para expressar de forma criativa e persuasiva mensagens fortes.

design de comunicação

A Licenciatura em Design de Comunicação tem por objetivo formar designers que possam dar resposta às solicitações dos diferentes organismos institucionais, públicos ou privados, nas áreas de identidade, editorial, cartaz, ilustração, embalagem, infografia, web design ou type design.

O plano de formação valoriza o raciocínio crítico e o pensamento sistémico; a experimentação e a resolução dinâmica de problemas pela identificação, formulação e resolução metodológica destes; a criatividade e a curiosidade intelectual na procura de soluções inovadoras; o desenvolvimento de competências interpessoais e de colaboração de modo a promover o intercâmbio de ideias e a partilha de ideais.

No decorrer do curso, promove-se a aproximação do aluno à realidade profissional com o objetivo de enriquecer a componente criativa direcionada para a resolução de problemas concretos e o reforço dos valores identitários da sua personalidade e individualidade. Esta orientação tem por intenção a formação de uma consciência crítica, cívica e ética face às questões do meio ambiente, da inclusão e da sustentabilidade, numa procura contínua da melhoria da qualidade de vida do Homem e das sociedades.

Plano de Estudos

1º Ano — 24HS 60ECTS

Fundamentos do Design

Esta UC tem como objectivo principal desenvolver a capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso bi e tridimensional. Neste sentido trabalham-se os conceitos basilares das formas e dos espaços (estrutura, escala, cor, interacção, modulação, movimento, tensão). Procura-se, paralelamente, desenvolver a curiosidade, a imaginação e o espírito crítico face ao mundo que nos rodeia, por via de uma abordagem sistematizada das diversas noções metodológicas (processos de investigação e de experimentação) e recorrendo-se às diversas formas de representação e apresentação (desenho, maqueta, desenho técnico). A transmissão e apreensão dos diferentes conteúdos são efectuadas em momentos teóricos e aplicadas em exercícios práticos específicos.

15.0 ECTS 6.0 Horas por Semana 51036 Código UC

Desenho I

Esta UC centra-se na introdução à gramática do Desenho. É dada particular atenção ao adestramento cinestésico, ao conteúdo natural das marcas gráficas, à tipologia da linha e à estruturação do espaço em profundidade. O gesto, também perspectivado no Desenho como processo de design, encerra potencialidades únicas ao explorar zonas profundas de natureza matricial. O domínio de técnicas e materiais, bem como uma atitude de análise crítica face à conjuntura plástica e estética, será potenciado.

9.0 ECTS 4.0 Horas por Semana 51024 Código UC

Laboratório Digital I

Esta UC centra-se na introdução aos conceitos e aprofundamento de conhecimentos relativos a sistemas operativos e interacções entre hardware e software: redes, intranet e internet; importância de workflows entre variados inputs e outputs e a sua optimização/integração para impressão e screen design; conceitos de desenho vectorial e desenho bitmap.

9.0 ECTS 4.0 Horas por Semana 51026 Código UC

Laboratório de Imagem

Nesta UC estudam-se os diversos meios de captação, manipulação e produção da imagem analógica e digital. Realiza-se uma análise crítica da informação obtida no sentido da criação de linguagens que permitam o desenvolvimento de projectos de comunicação em que a imagem seja utilizada no meio adequado. É feito o enquadramento da fotografia enquanto disciplina integrada em projectos de design.

9.0 ECTS 3.0 Horas por Semana 51029 Código UC

Geometria e Projectação

Nesta UC é realizada a selecção e aprofundamento de conhecimentos teóricos gerais e abstractos fundamentais relativos aos sistemas de projecção cilíndrica e demonstração da sua aplicabilidade na resolução de problemas projectuais propostos por casos tipificados, práticos, particulares e concretos. Promove-se o desenvolvimento das capacidades de leitura, entendimento e execução de imagens rigorosas, convencionais e normalizadas próprias do desenho técnico, e são abordadas as regras e mecanismos da perspectiva cónica linear ao nível da sua importância na representação de estruturas tridimensionais ordenadas e coerentes.

6.0 ECTS 3.0 Horas por Semana 51039 Código UC

História da Arte e do Design

O ojectivo desta UC é proporcionar perspectivas históricas sobre a emergência do acto de projectar e da cultura do design. Assim, serão analisadas de forma transversal as grandes questões levantadas pela alteração do sistema produtivo, com o advento da indústria no século XIX, e os principais paradigmas éticos e estéticos que marcaram as artes e o design da primeira metade do século XX. Pretende-se ainda dotar o aluno do enquadramento histórico necessário para a compreensão da pós-modernidade e da contemporaneidade, a analisar nos anos curriculares subsequentes.

6.0 ECTS 2.0 Horas por Semana 51040 Código UC

Teoria da Percepção

Esta UC é estruturada de modo a conduzir progressivamente o aluno à experiência de uma percepção bem orientada, em que os sentidos são considerados sistemas perceptivos e não meros canais de sensação. A percepção é compreendida como um processo cultural, pelo que se contempla um estudo proxémico, assim como uma abordagem das novas tecnologias, tentando sempre equacionar as relações diferenciadas na cadeia dos sentires, no quadro de um curriculum de artes e de design. Enfatiza-se o estudo da luz, da cor e de outros elementos perceptivos, tentando apurar quais as condições requeridas para optimizar a nossa relação com os "objectos" e aprender a projectá-los de acordo com este objectivo.

6.0 ECTS 2.0 Horas por Semana 51041 Código UC

Corpo Docente

Docentes

13009539654_153d0a25ef_m

Margarida Azevedo

Coordenadora Licenciatura Design Comunicação

Categoria: Professor Adjunto Equiparado
Regime: Tempo Integral
Grau: Especialista
UCs: Projeto II - Comunicação / Embalagem / Grafismos e Merchandising
 
Doutoranda na UPV _ Universidad Politécnica de Valencia (ES), com a tese doutoral “El envase como síntesis de la forma y expresión del contenido”. Diploma de Estudos Avançados da UPV_ Universidad Politécnica de València (ES), em 2007. Mestre em Desenho Industrial de Equipamento e Produto na FAUP_ Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 1997. Pós Graduação em Design de Equipamento e Produto Industrial, IDUP_ Instituto de Design da Universidade do Porto _ Fundação Gomes Teixeira, UP_ Universidade do Porto, 1990/92. Licenciada em Design de Comunicação/ Arte Gráfica na ESBAP_ Escola Superior de Belas Artes do Porto, 1984/89, Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, 1987/89. Coordenadora do Curso Design de Comunicação da ESAD_ Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos desde 1994. Coordenadora da Pós-Graduação em Tipografia Digital ESAD/EPG_ Estudos Pós Graduados da ESAD_ Escola Superior de Arte e Design, Matosinhos, 1ª edição, 2008/09. Presidente do Conselho Científico, 2003/06 e Presidente do Conselho Pedagógico desta instituição, 1997/98 e 1998/99. Professora Adjunta no Curso de Design de Comunicação da ESAD _ Matosinhos, desde 1997. Professora Assistente no Curso de Design de Comunicação da ESAD_ Matosinhos, 1990/97. Atualmente, leciona as UCs do 3º ano: Projeto2, Embalagem, Grafismos e Merchandising do Curso de Design de Comunicação. Consultor/ Formador do CPD _ Centro Português de Design, nas áreas de Comunicação e Produto, desde 1998. Designer e Investigadora nas áreas de Embalagem, Identidade, Craft Design e Produto, tem participado em diversos júris e comissões científicas, orientado workshops internacionais e publicado artigos em congressos e outras publicações. Trabalha em Design de Comunicação em regime liberal desde 1989.

13019797273_51c2c70e82_m

Alfredo barros

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Parcial
Grau: Licenciado
UCs: Desenho I
 
Licenciado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde lecionou durante vários anos, exerce presentemente funções docentes na Escola Superior de Artes e Design. Participou em diversas exposições individuais e coletivas no país e no estrangeiro, nomeadamente Espanha, França, Itália, Bélgica, USA e outros. Foi distinguido com o prémio Aquisição- Augusto Gomes e ainda o prémio de pintura Fundação António de Almeida. Em 2009 foi distinguido com o prémio “carreira” atribuído pela Fundação Projeto Athanor (Itália) e pela Universidade Binghamtom de Nova Iorque. Esta distinção foi divulgada em artigos críticos sobre a sua obra em diversos jornais italianos. Arte pública – prémios atribuídos: “Norbiceta” apoio de “Sustainble house in Europe” 2005/2008, Quinta da Boa Nova em Vila Nova de Gaia e Ponte da Pedra em Matosinhos, em 2008. Em 2009 foi distinguido pela revista Causas Comuns, publicação sobre Habitação e Reabilitação Urbana.

8075159717_de412e7b22_m

Ana Raposo

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs Licenciatura: Fundamentos do Design
UCs Mestrado: Laboratório de Design de Comunicação / Práticas de Design de Comunicação
 
Ana Raposo é designer de comunicação, docente e investigadora. Terminou a sua licenciatura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2003 e o doutoramento no Central Saint Martins College of Art and Design em Londres em 2013. Trabalha como designer desde 2001, leciona na ESAD desde 2004 e é investigadora do projeto 'Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012)’ desde 2014. Apresentou comunicações em diversas conferências internacionais incluindo a conferência anual da Design History Society, em Barcelona, 2011 e a conferência nacional da Popular Culture Association/American Culture Association, em Boston, EUA, 2012.

13009304343_e9f7958a99_m

António Mendanha

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Desenho I
 
Natural de Forjães (Esposende), doutorado em Belas-Artes pela Universidade de Vigo e diplomado em Pintura pelas Belas-Artes do Porto, é membro do Conselho Técnico-Científico e coordenador da área de Desenho da Escola Superior de Artes e Design. Tendo 5 exposições individuais e participado em numerosas exposições coletivas, em 1991 recebeu uma menção honrosa no Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende (Gondomar), em 1995 foi premiado na 2ª Trienal Latina de Arte em Puy-en-Velay (França) e em 1992 foi nomeado membro honorário da Fundação Abelló (Barcelona), entre outras distinções. Para além de pinturas e vitrais tem, em espaços públicos, numerosas esculturas em bronze, criadas em parceria com os filhos escultores.

13009304123_3d4b2331cb_m

Augusto da eira

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Parcial
Grau: Licenciado
UCs: Fotografia
 
Licenciado em Design de comunicação, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. É professor de Fotografia, uma disciplina de projeto, um projeto disciplinado, na Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos. É professor da disciplina de Câmaras Técnicas e de Grande Formato no curso de Mestrado em Fotografia da Universidade Católica do Porto. É professor da disciplina de Design no curso de Produção Tecnologia Musical da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Foi professor da disciplina de Fotografia no curso de Pintura e Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi professor da disciplina de Fotografia de Cor na Escola Superior Artística do Porto. Foi formador no Instituto Português de Fotografia das disciplinas: Fotografia de Arquitetura, Técnica Fotográfica, Câmaras de Grande Formato, Iluminação e Projeto Pessoal. Atualmente leciona a disciplina de Laboratório a Preto e Branco no mesmo Instituto.

13009154155_517bec00a8_m

David Marques

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Mestre
UCs: Laboratório Digital I
 
David Marques, licenciado em Design de equipamento na Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos), pós-graduado em Design Management e Mestre em Design, núcleo de especialização em Produto e Interfaces. Professor assistente na ESAD desde 2007, lecciona as UCs de Laboratório Digital I e Modelos e Protótipos. Desenvolve atividades na área da direção de pós-produção em suportes digitais na empresa byMerge.

15708651135_6c3bb48f8c_m

Diogo Vilar

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Mestre
UCs: Digital Media Design
 
Licenciado em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos, é docente nesta escola desde 1999. Paralelamente, é designer de comunicação na ESAD, desenvolvendo variados projetos de identidade corporativa e participando em diversas publicações e exposições. Assumindo ainda o posto de Web designer e investigador na área Web na ESAD, é o responsável pela coordenação e concepção de todos os projectos de interação em ambientes online e offline. Colabora com artistas independentes, bem como com instituições do sector público e privado, entre as quais se destacam o escultor Carlos Marques, a Universidade do Porto, o Teatro Nacional São João do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Pulverizadores Rocha ou a Auto-Sueco, entre outros.

13009303663_7dc040bd6e_m

Eliana Penedos

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Laboratório Digital I / Laboratório Digital II (DC)
 
Eliana Penedos Santiago, licenciada em Design de Comunicação Visual pela ESAD Matosinhos em 1997, mestre em Artes Digitais Multimédia pela Universidade Católica do Porto (Escola das Artes) em 2002 e doutorada em Desenho pelas Faculdade de Belas Artes de S. Carlos da Universidade Politécnica de Valencia em 2012. Investigadora na área do Design Generativo, exerce simultaneamente funções de interface designer, como freelancer, desde 1998. Integra o corpo docente da ESAD, desde 2003.

7413191216_b733dc42a8_m

Elias Marques

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Especialista
UCs: Laboratório de Imagem / Projeto II - Comunicação
 
É licenciado em Design de Comunicação pela ESAD e doutorando em Desenho pela Universidade Politécnica de Valência. É docente, entre outras unidades curriculares, de Projeto de Comunicação e de Laboratório de Imagem nas licenciaturas em Design da ESAD. Enquanto designer, destaca-se a atividade desenvolvida na NTM, onde foi, durante 10 anos, diretor criativo. Do seu portefólio fazem parte projetos de identidade e de comunicação desenvolvidos, entre outras entidades, para a AEP, a APEL, a Câmara Municipal do Porto, a Metro do Porto, os STCP ou a Casa da Música.

5835341659_1fb66fc5e2_m

Emílio Remelhe

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Mestre
UCs: Desenho II / Ilustração / Escrita Criativa e Processos Narrativos
 
Emílio Remelhe (n. 1965) desenvolve actividade no âmbito das artes plásticas e da literatura, usando diversos pseudónimos. Possui Licenciatura em Artes Plásticas e Mestrado em Prática e Teoria do Desenho pela FBAUP. Lecciona Escrita Criativa e Ilustração na ESAD. Tem realizado workshops para públicos diversos em colaboração com instituições como a Reitoria da Universidade do Porto, o Centro Cultural de Belém ou a rede pública e escolar de bibliotecas. O seu pseudónimo Eugénio Roda foi nomeado pela Sociedade Portuguesa de Autores para o Prémio Autores 2010 na categoria de literatura para a infância.

13009540844_1dddd369a7_m

Joana Correia

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Parcial
Grau: Mestre
UCs: Estudos de Tipografia
 
Joana Correia nasceu no Porto (1979) e é licenciada em Arquitectura pela FAUP em 2003. Trabalhou como arquitecta até 2008 quando decidiu explorar a paixão pelo design gráfico tendo frequentado a licenciatura em Design de Comunicação na ESAD Matosinhos. Após a conclusão da licenciatura seguiu para o Reino Unido onde terminou o Mestrado em Typeface Design na Universidade de Reading (UK) no prestigiado departamento de Typography and Graphic Communication. Desde 2011 que se encontra a leccionar Tipografia e Type Design na ESAD. Trabalha como type designer freelancer desenvolvendo novos tipos de letra e colabora com empresas como a Google, SorkinType e FontYou. Encontra um enorme prazer em ensinar tipografia quer seja nos momentos lectivos como em conferências. Membro da Association Typographic Internationale (ATypI) desde 2010, dando apoio à organização nos eventos anuais.

6253947403_f3992ecb3e_m

Joana Rêgo

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Especialista
UCs: Desenho II / Desenho e Expressão Criativa
 
Nasceu no Porto em 1970. Licenciou-se em Artes-Plásticas, Pintura pela FBAUP. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da FLAD em 1997/1998. Realizou o Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA. Conclui em 2006 o Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, na Universidade de Vigo / Pontevedra. É doutoranda na FBAUP no Doutoramento em Artes e Design. É Artista Plástica desde 1995 e Professora do Ensino Superior desde 1999. Realizou até à data mais de 20 exposições individuais e participou em diversas exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro. Está representada em diversas coleções públicas/ privadas.

13009540224_c5a99dc132_m

João Faria

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Especialista
UCs: Projeto I - Comunicação
 
Licenciado em Design de Comunicação pela ESAD, Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos. Durante os estudos trabalhou no Atelier João Machado. Exerce a atividade de designer gráfico desde 1993. De 1993 e a 1996 colaborou no gabinete Duo Design. É diretor criativo da DROP, gabinete que fundou em 1996, especializando-se no desenvolvimento de identidades visuais e edição gráfica na área de produção cultural, em particular para eventos ou publicações relacionadas com teatro, música, cinema ou arquitetura. Colabora desde então com várias instituições públicas e privadas, entre as quais destaca a Biblioteca Pública Municipal do Porto, a Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a Culturporto, a FNAC, a EMI-Valentim de Carvalho, o Ministério da Cultura e Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Foi responsável pelo design gráfico do Teatro Nacional São João entre 2003 e 2010. Desde 2006, é responsável pelo design gráfico do Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema. O seu trabalho foi selecionado para várias exposições internacionais, nomeadamente para o Festival International de l'Affiche et du Graphisme de Chaumont (1999, 2006, 2007, 2008, 2009), França; The Chicago International Poster Biennial (2010), EUA; e, International Invitational Poster Biennial - MUIP (2012), Istambul, Turquia. Leciona na ESAD desde 1996.

13009153225_1e13a1e26b_m

João Lemos

Categoria: Professor Adjunto Equiparado
Regime: Tempo Integral
Grau: Especialista
UCs: Fundamentos do Design / Embalagem / Grafismos e Merchandising
 
Doutorando da UPV_ Universidad Politécnica de Valencia [ES], com a tese doutoral "Do gesto à linguagem matricial. Estudo das alterações morfológicas do desenho da letra no espaço virtual", obteve o DEA_ Diploma de Estudos Avançados da UPV_ Universidad Politécnica de Valencia [ES] em 2007, mestre em Desenho Industrial da FAUP_ Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto [PT] em 1998, pós-graduação em Design de Equipamento e Produto Industrial IDUP Instituto de Design da Universidade do Porto, Fundação Gomes Teixeira, UP_ Universidade do Porto [PT] em 1992 e licenciado em Design de Comunicação, pela ESBAP_ Escola Superior de Belas Artes do Porto [PT] em 1988. Proferiu diversas comunicações nomeadamente no âmbito dos projetos que coordenou, fez orientação pedagógica de diversos projetos premiados, participou em júris diversos, tem trabalhos publicados em diversos livros e revistas e trabalha como designer desde 1986. É investigador nas áreas de design de comunicação/ tipografia digital, design emotivo/ craft design e no âmbito do design de produto/ design inclusivo. Docente do Curso de Design na ESAD_ Escola Superior de Artes e Design, desde 1989 e professor adjunto da mesma instituição desde 2002. Docente do curso de mestrado em Design Industrial da FEUP_ Faculdade de Engenharia do Porto e da ESAD _ Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos, em 2004 e 2005. Consultor do CPD, Centro Português de Design, desde 1998.

13065280613_5b2014999b_m

José Mário santos

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Licenciado
UCs: Geometria e Projetação / Desenho II
 
Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1991. Completou o1º ano do curso de Mestrado “Filosofia Moderna e Contemporânea” da FLUP, em 1998. Presentemente encontra-se a desenvolver a dissertação de mestrado na ESAD intitulada “O processo de ensino aprendizagem de Geometria Descritiva na ESAD” . Docente e Coordenador da UC de Geometria e Projectação, desde 1989, na ESAD. Docente da UC de Desenho, desde 2005, na ESAD. Formador em Geometria Descritiva e em Desenho Técnico.

15717207771_5de3793052_m

João Martino

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Parcial
Grau: Especialista
UCs: Projeto I - Comunicação
 
João Martino nasceu em 1972 no Porto. Em 1996 licenciou-se em Design de Comunicação pela ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, onde é professor desde 1999. Em 2000, o atelier Martino&Jaña nasceu como um projecto profissional com Alejandra Jaña, sendo hoje o produto de uma equipa plural e ecléctica, que partilha motivações e ideais.

13009539884_2857c1c63a_m

João Tiago Santos

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Parcial
Grau: Especialista
UCs: Projeto II - Comunicação
 
Doutorando no Doutoramento de Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e Mestre em Design da Imagem na FBAUP. Em 2003, cofundou um coletivo de design – GSA Design. Desde 2004, é designer de comunicação da Fundação de Serralves.

5835891726_9f2f997491_m

José Bártolo

website

Categoria: Professor Coordenador
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs Licenciatura: Teoria do Design
UCs Mestrado: Estudos Contextuais
 
Doutorou-se em Ciências da Comunicação (FCSH/UNL) em 2006. Iniciou atividade de docência em Design em 1998. Atualmente é Professor Coordenador na ESAD e Professor Convidado da FAUP. É presidente do Conselho Científico da ESAD desde 2006. Integra o Conselho Científico do CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa; membro do Advisory Board do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUL; consultor do CEUA – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Membro da Painel de Avaliação FCT para a área de Design, Arquitectura e Urbanismo. Orientou mais de 50 Projectos ou Dissertações de Mestrado e Doutoramento em Design. Integrou o júri das provas de aferição – Doutoramento em Design (UP/UA/ID+) em 2011 e 2012 e júri de provas para título de especialista no Instituto Politécnico de Tomar (2012). Em 2012 foi membro do júri do Prémio João Branco. Publica regularmente sobre design desde 2000, tendo mais de uma centena de artigos publicados. Entre as publicações recentes contam-se os livros ou artigos em livro Design et al. (Lisboa, Leya, 2014), João Luís Carrilho da Graça (Verso da História, 2014), Fred Kradolfer (INCM, 2013), Tomás Taveira (QuidNovi, 2011), Cassiano Branco (QuidNovi, 2011). É coeditor da revista PLI Arte & Design. É coordenador da Pós-Graduação em Curadoria Contemporânea (ESAD + Experimentadesign + Serralves). Foi curador, entre outras, das exposições A Revolução tem de estar perto (CAPC, Coimbra, 2014), Almanaque (Galeria Quadra, 2013), 1 + 1 Design Gráfico João Machado + José Brandão (Galeria Quadra, 2012). Desde 2009, é comissário do evento World Graphics Day.

13016131213_1e71ed73aa_m

José Saraiva

website

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Desenho II / Ilustração
 
José Manuel Saraiva nasceu no Porto em 1974, onde se licenciou em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Recebeu o Prémio Eng.º António de Almeida do ano letivo de 1997/98. Atualmente, é Doutorando em Arte e Design pela FBAUP. Desde 1996 que o seu trabalho tem sido distinguido em Portugal e no estrangeiro destacando a seleção para a Mostra de Ilustradores da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (2002); a exposição anual da Society of Illustrators (USA); Comunication Arts Illustration Annual, Graphis New Talent Design, Una muestra de Ilustracion Ibero Americana Contemporânea na Biblioteca Nacional de Madrid; Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, ILUSTRARTE (Menção especial, 2003); Bienal de ilustração de Bratislava (2005), Mostra Internazionale d´illustrazione per l´infanzia, Le Immagini della Fantasia (2004 ), 3x3 Children’s Show (2012), Menção especial da 16ª edição do Prémio Nacional de Ilustração (2012) ou as exposições da Ilustração Portuguesa, da Bedeteca de Lisboa. Foi convidado pela editora francesa Editions Sarbacane a ilustrar os álbuns Juste à ce moment-là (Lauréat Printemps 2004 da AMAZON.FR) e Rouge Cerise (2005).

9320021647_cf12901c42_m

Katja Tschimmel

Coordenadora Licenciatura Joalharia e Design Integrado

website

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Metodologias do Design
 
Trabalha em dois universos, o académico (ESAD Matosinhos e Porto Business School) e o empresarial (NA’MENTE – Consultoria e Formação em Criatividade e Design Thinking). Doutorada em Design (Universidade de Aveiro), Mestre em Criatividade Aplicada (Universidade de Santiago de Compostela) e Licenciada em Design de Produto (ESAD Matosinhos), investiga há 15 anos as áreas do Pensamento Criativo, do Design Thinking, da Metodologia Projetual e dos Processos Criativos. Apresenta o seu trabalho em conferencias nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É membro de vários comités científicos internacionais de revisão de papers (International Journal of Design Creativity and Innovation, ICDC, ServDes, IDEMI, etc.). Desde 1999 é docente na ESAD e desde 2010 Professora Convidada na Porto Business School. É a coordenadora da Pós-Graduação em Design Thinking da ESAD. Por convite lecciona em várias outras instituições de Ensino Superior (FBAUP, FEUP, TecMinho, UBI, Escola de Artes de Évora, etc.). No Estrangeiro deu várias Masterclasses em Design Thinking (Laurea University/Helsinki, Humboldt University/Berlin, UTBM/Belfort, etc.). É autora do modelo de Design Thinking E.volução 6, do livro Processos Criativos. A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade (Ed. Esad, 2011), e de numerosos artigos. Em 2011 fundou o MINDSHAKE – Evento de Pensamento Criativo, que ganhou uma componente cultural e social. Como formadora tem uma vasta experiência na concepção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, a Metodologia em Design, os Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e o (Service) Design Thinking.

13009152845_92a80cb00a_m

Lucio Magri

Coordenador Licenciatura Design Produto

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Fundamentos do Design / Teoria do Design
 
Lucio Magri (Brescia - Itália, 1973) é coordenador do curso em Design de Produto na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), onde leciona, desde 2007, a UC de Fundamentos do Design. Estudou Design Industrial e fez o doutoramento em Arquitetura no Politécnico de Milão. Lecionou nas faculdades de arquitetura do Politécnico de Milão (1999-2006), da Universidade Lusófona de Lisboa (2004-2005) e da Universidade Federal da Bahia (2002-2003). Entre 2007 e 2010 integrou a UNIDCOM – Unidade de Investigação em Design e Comunicação – do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), Lisboa. Participou, como orientador e moderador, em conferência e workshops sobre design participativo, concebendo o projeto Eu sou Couros, integrado no âmbito de Guimarães 2012. Desde 2010 investiga a obra artística/arquitetónica e a vida de Pancho Guedes. Em coautoria com José Luís Tavares escreveu os livros Pancho Guedes (2011) e Arménio Losa e Cassiano Barbosa (2011), integrados na coleção Arquitetos Portugueses, editados pela QuidNovi.

13065280993_6c85b2608d_m

Luís Mendonça

website

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Parcial
Grau: Doutor
UCs: Ilustração
 
Luís Mendonça, casado com Paula, pai de Maria, Marta e Manuel, reside no Porto. Doutorado em Ilustração pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos desde 1991. Coordenou e lecionou no curso Superior de Design na Escola Superior de Artes em Macau entre 1994 e 1999. Premiado e destacado na área da ilustração e design gráfico em Portugal e no estrangeiro.

13038480603_d43079fb23_m

Maria João Baltazar

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Mestre
UCs Licenciatura: História da Arte e do Design / Design e Cultura Visual
UCs Mestrado: Estudos Contextuais
 
Maria João Baltazar (1973) fez a Licenciatura pré-Bolonha em Design de Comunicação (FBAUP, 2001) tendo recibo o Prémio Eng. António de Almeida para melhor aluno da Licenciatura. Tem uma Pós-Graduação em Estudos de Fotografia (2004) e, enquanto Bolseira da FCT, realizou um Mestrado em Design e Cultura Visual (IADE, 2007). Encontra-se a concluir Doutoramento em Estudos de Arte (Universidade de Aveiro) sendo Bolseira da FCT. É investigadora do CDRSP do Instituto Politécnico de Leiria. Publica regularmente na área da teoria e história do design e cultura visual. É autora do livro O Olhar Moderno: A Fotografia enquanto Objecto e Memória (2009). Atualmente encontra-se no prelo a publicação Photography and Cinema (Cambridge Scholar Publishers, 2014) para a qual contribui com um artigo científico. É Professor Assistente da ESAD, colaborando com a instituição desde 2000. Atualmente é responsável pelas UCs História das Artes e do Design e Design e Cultura Visual.

13009302553_3a3e319bab_m

Marta Varzim

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Desenho I / Projeto Multimédia
 
Doutorada em Estudos de Arte pela Universidade de Aveiro, Mestre em Artes Digitais – Multimédia pela Universidade Católica do Porto, formação pó-graduada em Som e Imagem pela Universidade Católica e licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos. Nessa Escola é membro dos Conselhos Técnico-Científico e Pedagógico e é docente das UCs de Desenho e Projeto de Artes Digitais Multimédia do primeiro ciclo de estudos e de Projeto na pós-graduação de Motion Design. Desde 2010, faz parte da comissão organizadora do Avanca | Cinema: International Conference of Cinema, Art, Technology, Communication onde, para além dessa função, tem exercido o papel de moderadora nos painéis Cinema-Art e Cinema-Communication. É autora de artigos relacionados com a antropologia da imagem e a criatividade. Como freelancer tem vindo a desenvolver diversos projectos no âmbito do design gráfico, da comunicação multimédia e da ilustração científica.

13020018894_b7fe807078_m

Miguel Salazar

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Licenciado
UCs: Digital Media Design
 
Miguel Salazar (Luis Miguel de Bourbon Fernandes Barros Salazar), licenciado em Design de Comunicação — Arte Gráfica pela FBAUP em 1996, ano que marca também o início da atividade enquanto Designer (em oscilante fascínio entre as linhas da caneta de aparo caligráfico e as linhas de código fonte). Docente na ESAD desde 1999.

13065156065_7a7dab3134_m

Paulo OLiveira

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Licenciado
UCs: Desenho I / Sketching e Rendering Manual / Manual Sketching
 
Docente da ESAD desde 1996, licenciou-se em Artes Plástica – Escultura pela ESBAP. Realizou uma Pós-graduação em Design de Equipamento e Produtos no IDUP. Fundador e diretor do gabinete de design da Metalúrgica Luso-Alemã S.A./Torneiras HEI. Fundador e responsável pelo gabinete de design: Desígnio.

Default_square_300

Pedro Serapicos

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Parcial
Grau: Especialista
UCs: Projeto II - Comunicação
 

Pedro Serapicos é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Design pela ESAD. Desenvolve, atualmente, estudos doutorais na FBAUP.
Trabalha desde 1999 como designer, integrando alguns projetos colaborativos e desenvolve regularmente trabalho em áreas como a identidade visual, poster, editorial ou ilustração. De Londres a Madrid, Frankfurt ou Tóquio, diferentes temas da sua obra foram expostos e publicados. O ensino representa, também, uma atividade relevante do seu percurso profissional. Leciona desde 2000 na ESAD e conta, ainda, com colaborações em escolas como a ESEIG, ESMAE, FBAUP e Universitat de Barcelona.

13034659614_b5ba73ef73_m

Rafael Coelho

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Mestre
UCs: Laboratório Digital I / Laboratório Digital II (DP)
 
Licenciatura em Design de Equipamento pela ESAD em 1999. Mestre em Design de Produto em 2012. Docente das UCs de Laboratório Digital I, Laboratório Digital II, no curso de Design de Produto e Maquetagem e Prototipagem, no curso de Design de interiores. Formador certificado de SolidWorks. Membro do Gabinete de Investigação INDI. Desenvolvimento da atividade de investigação no âmbito do Design Bio-Médico.

13009301533_f90d20f32b_m

Raquel Salomé

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Geometria e Projetação
 
Investigadora e Professora Adjunta da UC de Geometria e Projetação na ESAD, desde 1998, é Membro do Conselho Técnico-Científico, desde 2012. Doutorada em Engenharia Industrial e Gestão pela FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com tese intitulada “Mediterraneidade –Interações no Design de Produto. A Identidade cultural como referente para uma atividade projetual Sustentada”(2012). Mestre em Design Industrial pela FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com dissertação intitulada “A Síntese Mediterrânea na construção da Identidade Cultural” (2005); Licenciada em Design de Comunicação Visual pela Escola Superior de Artes e Design (1998); A sua investigação científica tem sido direcionada para o design e a arquitetura, nomeadamente para o estudo de novos conceitos relacionados com aspetos bioclimáticos da arquitetura Mediterrânea e materiais sustentáveis para a arquitetura; módulos para revestimento de fachadas com incorporação de proveitos com base em sistemas ecoeficientes; mediação ativa entre interior e exterior. Conta com alguns artigos publicados em revistas da especialidade. Participou em diversos eventos referentes ao design, como a mostra de Design Industrial - “UserDesign” (2002) e recebeu uma menção Honrosa no concurso “Pari Emballage`98”. Desenvolveu e publicou projetos de Design Industrial: Advanced Product Interactivity (contentor para líquidos interativo e biodegradável); Wireless Computer Terminal - “UserDesign”; Marcador de Memória, edição de contentores cerâmicos (2005); “Interface para invisuais para aplicação em diversas embalagens” em diversas revistas da especialidade e imprensa francesa e portuguesa.

13009538984_a9b376b17f_m

rosa alice branco

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Teoria da Perceção
 
Rosa Alice Branco é ensaísta, poeta, tradutora, sendo investigadora no Instituto de Design, Media e Cultura. É doutorada em Filosofia e ensina “Teoria da Percepção” na ESAD de Matosinhos. Publicou três livros de ensaio no âmbito da Percepção Estética e 13 livros de poesia, incluindo a sua obra poética reunida Soletrar o Dia (2002), tendo ganho, em 2008, o prestigioso prémio EspiralMaior de Poesia com Gado do Senhor, a que se seguiu Concerto ao Vivo. É produtora cultural, curadora de vários projectos e colóquios nas áreas de Design e de Literatura. Com livros em diversos países, participou em inúmeros Encontros Internacionais de Poesia. Foi a poeta escolhida por um júri internacional para representar Portugal nas Olimpíadas da Poesia em Londres (2012), no “Parnassus Poetry Festival”. Em 2013 é nomeada para o prestigiado prémio literário – Pushcart Prize – concedido ao melhor trabalho em Poesia, ou Ficção, publicado nas Revistas Literárias nos USA. Também em 2013, ganhou o Prémio Internacional de Tradução da Córsega.

6276799406_dd981d7583_m

Sérgio Correia

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Especialista
UCs: Laboratório de Imagem / Laboratório Digital II (DC)
 
Sérgio Correia é designer de comunicação e professor. Licenciado em Design de Comunicação na ESAD Matosinhos, é docente nesta escola desde 2003, nas Licenciaturas de Design de Comunicação e Artes Digitais e Multimédia e na Pós-Graduação de Tipografia Digital, integrando eventos paralelos como a exposição “Mediações” (XIV Bienal de Cerveira, 2007), o projeto “Scope” (ESAD, 2009/2011) ou a “Mostra Nacional Jovens Criadores”, para qual o seu trabalho é selecionado na categoria de design gráfico. Em paralelo, e após 5 anos de trabalho como freelancer, funda em 2005 o atelier Asymmetric Studio, onde estabelece parcerias com diversos gabinetes nacionais, nas áreas da fotografia, design de comunicação e multimédia. Hoje, aposta sobretudo na área da identidade e da embalagem, bem como na exploração da identidade dos vinhos e seus produtores, objetivo que levou à criação da marca D—VINE, projeto lançado em 2014. Investe frequentemente em formações complementares, como são exemplos recentes os workshops de Serigrafia Experimental (ESAD), Programação em Processing (Universidade Católica), Circuit-Bending (Curtas V. Conde), Super8 (Curtas V. Conde), Robótica (ESAD), Cinema 4D (ESAD), Tipografia (ESAD), Ilustração (ESAD) ou Live Visual Interfaces (Curtas V. Conde). Desenvolve ainda investigação em tipografia e sistemas interativos, no âmbito do Mestrado em Comunicação que está a realizar na ESAD.

13016131133_b0c84f1860_m

Susana Fernando

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Especialista
UCs: Projeto II - Comunicação / Produção Gráfica
 
Susana Fernando (n. 1974) vive no Porto e concilia a prática do Design Gráfico com a docência desde 1998, ano em que concluiu a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem atelier próprio com colaborações pontuais com outros designers, fotógrafos e ilustradores. Foi sócia do atelier Azul (AzulQuente Design) entre 2001 e 2003. Trabalhou em projetos para Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Cineclube da Feira, Museu dos Transportes e Comunicações, Instituto Politécnico do Porto, FEUP Museu, INESC Porto, FNAC Portugal, Universal Music, entre outros. É docente na ESAD, Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos, das UCs de Projecto e Produção Gráfica. Lecionou também a disciplina de Fotografia nesta escola, assim como na FBAUP e na Arca Coimbra.

9320020493_08cfb6d9a2_m

Teresa Sarmento

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Parcial
Grau: Doutor
UCs: Fundamentos do Design / Introduction to the Design Process
 
Licenciada em Design pela ESAD Matosinhos, Pós-graduada pela Glasgow School of Art/CPD e Mestre em Design Industrial pela ESAD/FEUP, Doutorada pela FEUP. É docente de Fundamentos do Design na ESAD Matosinhos desde 1999 é docente no Mestrado em Design Industrial da FEUP/ FBAUP, nas áreas da Ergonomia e Design de Interacção. É docente de Mobile Marketing no mestrado de Marketing Digital do ISCAP. É membro do núcleo de investigação do INESC-TEC em Service Design. Presentemente o seu trabalho de investigação concentra-se em novos métodos multidisciplinares para pensar experiências de serviços, considerando o importante papel do Design. Apresentou Masterclasses em diversos cursos pós graduados, nomeadamente nos mestrados em design da UDESC/Brasil, FBAUP, IADE, IPAM, entre outros. Participa regularmente em conferências internacionais, tais como Design Conferences 2009-Oslo, 2010-Berlin, 2014-Lancaster, Frontiers in Services 2011-Ohio, 2014-Miami, SERVSIG 2010-Porto, 2012-Helsinquia entre outras.

Flyer2014

Brochura Institucional

Download

miso

Rede social de comunicação entre professores e estudantes.

me.esad.pt

Sistema integrado de informação interna da escola.

empregabilidade

Plataforma de emprego entre alunos e empresas.

pli arte & design

Uma revista sobre design contemporâneo publicada pela ESAD.

Facebook Twitter Vimeo Flickr RSS
twitter Log In facebook Log In