ESADArt + Design

Web Design

A Web é cada vez mais uma área de equipas multidisciplinares e com elementos multifacetados. Desde programadores, a designers gráficos, gestores de marketing ou de negócio, quase sempre conhecedores de um pouco de cada uma destas áreas, na tentativa de ultrapassar barreiras comuns do meio. Com a rápida evolução tecnológica e a expansão de conteúdos e serviços para plataformas móveis várias, o papel do designer torna-se também mais abrangente, podendo muitas vezes começar na identificação de uma necessidade criada apenas pelas circunstâncias criadas pelo próprio meio.

enquadramento

A Web é cada vez mais uma área de equipas multidisciplinares e com elementos multifacetados. Desde programadores, a designers gráficos, gestores de marketing ou de negócio, quase sempre conhecedores de um pouco de cada uma destas áreas, na tentativa de ultrapassar barreiras comuns do meio.

Com a rápida evolução tecnológica e a expansão de conteúdos e serviços para plataformas móveis várias, o papel do designer torna-se também mais abrangente, podendo muitas vezes começar na identificação de uma necessidade criada apenas pelas circunstâncias criadas pelo próprio meio.

Esta é, portanto, uma temática muito própria e recente, repleta de pequenas circunstâncias e variantes técnicas, mas que apresenta um potencial criativo e oportunidades de negócio imensos, os quais poderão ser explorados com uma série de novos conhecimentos como ferramentas.

Serão abordadas as noções básicas do funcionamento da Web, das tecnologias server-side (Ruby on Rails, PHP), browser-side (HTML5, CSS3, JavaScript) e as suas várias Frameworks. Serão ainda proporcionadas abordagens ao mercado ou aos comportamentos dos utilizadores, assim como fornecidos guias para a construção de uma boa User Experience.

Plano de Estudos

1º Ano — 60 ECTS

Programação Javascript/Ruby On Rails

Esta UC centra-se na lógica e estruturação do pensamento para a programação. Pretende estimular a capacidade de análise de um problema e pensar a sua solução, bem como compreender a sintaxe lógica, os mecanismos de controlo e as principais estruturas de dados da programação. Nesta UC pretende ainda explicar-se o que é uma base dados, qual a sua importância e a ligação a uma aplicação.

12.0 ECTS 75.0 Horas de contacto

Web Design

Esta UC contempla o estudo da tipografia e da sua sintaxe; a compreensão e valorização da utilização de módulos e grelhas no desenvolvimento de layouts; a familiarização e exploração de padrões de design de interacção no desenvolvimento de interfaces; e o enriquecimento de interfaces através da exploração de recursos como animação e transição.

12.0 ECTS 57.0 Horas de contacto

Programação HTML/CSS

Nesta UC pretende-se uma rápida aprendizagem da linguagem base de toda a tecnologia Web: o HTML. Este será o ponto de partida para toda uma série de conhecimentos relacionados, que permitirão ao discente conhecer a anatomia de uma página Web, permitindo-lhe a concretização de interfaces com variável nível de complexidade. É também objectivo desta UC a compreensão o mais alargada possível das várias propriedades de CSS, caveats comuns e ainda formas standards de aplicação de HTML e CSS.

9.0 ECTS 30.0 Horas de contacto

Projeto

Sem sinopse.

9.0 ECTS 60.0 Horas de contacto

Design Thinking

Entende-se por Design Thinking um pensamento que permite descobrir novas oportunidades, inventar novas realidades e resolver problemas complexos. Um pensamento em variedade, possibilidades e múltiplas perspectivas. Um pensamento que opera contra soluções já conhecidas, percepções estereotipadas e preconceitos. Assim, pretende-se com a UC Design Thinking contribuir para o desenvolvimento das habilidades do pensamento criativo e para uma melhor compreensão da actividade projectual do Web Designer.

4.0 ECTS 21.0 Horas de contacto

Estratégia, Gestão e Marketing

A presente unidade curricular (UC) pretende dotar os alunos dos conhecimentos e competências que lhes permitam ganhar consistência na sua capacidade de analisar e compreender o comportamento e motivações das empresas e consumidores finais que operam no mercado. Serão apresentados modelos de planeamento estratégico e de controlo de gestão, tendo em vista a sua aplicação prática e efectiva aos casos e projectos desenvolvidos pelos alunos. Serão também apresentados os conceitos centrais do planeamento de marketing e das relações públicas na social Web.

4.0 ECTS 27.0 Horas de contacto

Master Classes

jQuery para interfaces web;
HTML5 e CSS3;
Empreendedorismo para StartUps;
Social Media

4.0 ECTS

Gestão de Projeto

A Gestão de Projeto assume-se como sendo nuclear para a consecução dos objetivos estratégicos de qualquer organização. Como apenas se pode gerir o que se pode medir, recorrendo a uma abordagem metodológica da gestão projetual, pretende explorar-se uma perspetiva tripla de planeamento, controlo e ajuste dos prazos, custos e qualidade do projeto.

3.0 ECTS 15.0 Horas de contacto

História e Cultura Web

O objectivo desta unidade curricular (UC) é proporcionar uma perspectiva histórica sobre a Web e a cultura digital. Serão analisadas de forma transversal a história da Internet e da Web numa perspectiva de colectividade, interactividade e hipertextualidade. Analisar-se-ão os suportes multi-mediáticos como ferramentas de comunicação, bem como o lugar Internet como espaço de práticas artísticas e a sua evolução ao longo de 20 anos de existência, desde a Net-Art à Web 2.0. Pretende ainda abordar-se a história do interface, com especial incidência no papel do designer enquanto criador e moderador visual, privilegiando a exposição de autores, marcos e tendências. A UC será complementada com um conjunto de conferências extracurriculares, com nomes de referência internacional, a organizar durante o período activo da pós-graduação.

3.0 ECTS 12.0 Horas de contacto

Corpo Docente

Docentes

6230318914_2ba216222e_m

Tiago Pedras

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Parcial
Grau: Mestre
UCs: Web e Interfaces
 
Desde cedo um ávido interessado em Design, na Web e nas tecnologias em geral, foi em 1998 que começou a desenvolver projectos experimentais e a aprender de forma auto-didacta a programar. De 2003 a 2007 frequentou a licenciatura de Artes Digitais e Multimédia na ESAD Matosinhos, tendo sido convidado a leccionar Web Design em 2006. Integrou o Gabinete de Comunicação de Projectos da mesma instituição entre 2007 e 2010, tendo finalizado o Mestrado em Comunicação e Multimédia nesse mesmo ano. Fundou o estúdio de Web Design TPWD em 2007, tendo vindo a desenvolver projectos exclusivamente para a Web para diversas empresas (Schweppes Portugal, MasterGuardian), gabinetes de design (DSTYPE, R2 Design) e projectos de ampla escala e duração (NetCar Exchange). No ano lectivo de 2010-2011, baseado nos estudos de Maja Pivec da FH Joanneum, implementou um sistema de concurso criativo na sua disciplina de Web Interfaces e Programação, o The Golden Coconut Award (thegoldencoconutaward.com).

6376816651_dd50ba67d4_m

Daniel T. Santos

Desde 2005 que a comunicação em geral e o Web Design em particular fazem parte da sua vida profissional, tendo tido a oportunidade de os explorar em diversas áreas: desde a comunicação e gestão de marca, à imagem corporativa, passando pelas aplicações de Social Web e ,mais recentemente, à indústria de software. Produziu no final da sua licenciatura (2005) o primeiro jogo geo-refenciado feito em Portugal, com o apoio de empresas como a IBM e a Optimus. Em 2006 integrou a criação de uma start-up focada em Social Web (www.ideavity.com), no âmbito da qual nasceram projectos como o Optimus TAG (www.optimustag.pt) e a comunidade KUSKA para a Porto Editora (www.sitiodosmiudos.pt/kuska). A partir de 2009, na indústria de software (www.alert.pt), trabalhou com equipas numerosas e pluridisciplinares e, em paralelo, teve oportunidade como consultor de aplicar conhecimentos nas áreas de negócios relacionados com design (processos criativos e de produção, marketing, passando pela inovação e metodologias inerentes).

6376741355_8a985195b7_m

Diogo Vilar

website

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Integral
Grau: Licenciado
UCs: Digital Media Design
 
Licenciado em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos, é docente nesta escola desde 1999. Paralelamente, é designer de comunicação na ESAD, desenvolvendo variados projetos de identidade corporativa e participando em diversas publicações e exposições. Assumindo ainda o posto de Web designer e investigador na área Web na ESAD, é o responsável pela coordenação e concepção de todos os projectos de interação em ambientes online e offline. Colabora com artistas independentes, bem como com instituições do sector público e privado, entre as quais se destacam o escultor Carlos Marques, a Universidade do Porto, o Teatro Nacional São João do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Pulverizadores Rocha ou a Auto-Sueco, entre outros.

13009303663_7dc040bd6e_m

Eliana Penedos

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Laboratório Digital I / Laboratório Digital II (DC)
 
Eliana Penedos Santiago, licenciada em Design de Comunicação Visual pela ESAD Matosinhos em 1997, mestre em Artes Digitais Multimédia pela Universidade Católica do Porto (Escola das Artes) em 2002 e doutorada em Desenho pelas Faculdade de Belas Artes de S. Carlos da Universidade Politécnica de Valencia em 2012. Investigadora na área do Design Generativo, exerce simultaneamente funções de interface designer, como freelancer, desde 1998. Integra o corpo docente da ESAD, desde 2003.

6376827457_7eded5294e_m

Hugo Branco

É Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, tendo-se especializado na área de programação e sendo hoje engenheiro de software. Possui um vasto conhecimento e experiência em programação, dominando várias linguagens, como c++, php, ruby, visual basic e c#. Realizou vários trabalhos para diferentes áreas de negócio, designadamente software de aprovação de créditos, de restauração e de gestão de bilhetes de transportes urbanos. Possui um vasto conhecimento da área da Web, seus condicionantes, conceitos e filosofia, dominando várias tecnologias e frameworks de desenvolvimento, como dotnet, ruby on rails, javascript e css. Nos últimos 4 anos dedicou-se ao desenvolvimento de websites e aplicações Web, destacando-se a participação em projectos como www.fuchs.pt (website), www.tecniquitel.pt, www.tipsal.pt, www.pulverocha.pt, www.tnsj.pt, www.netcarexchange.com ou desenvolvimento da plataforma my.esad.pt. Integra actualmente o Gabinete de Comunicação e Projectos da ESAD Matosinhos.

6417707331_c35166f238_m

João Braz Pereira

Categoria: Professor Assistente
Regime: Tempo Parcial
Grau: Licenciado
UCs: Marketing, Comunicação e Branding
 
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Pós-graduado em Gestão Imobiliária pela mesma Faculdade, foi docente da ESAD Matosinhos, na disciplina de Gestão de Marketing e formador do Programa INOVJOVEM. Ao longo do seu percurso profissional, exerceu responsabilidades nas áreas comerciais de empresas como a XEROX Portugal, Galileu e Dale Carnegie. Desde 1997 que é consultor em regime liberal e colaborador em empresas, designadamente do universo da Associação Empresarial de Portugal, nas áreas de apoio ao empreendedorismo, gestão, marketing e estudos de mercado, desenvolvimento de planos de negócios e fund raising, imobiliário e urbanismo. Colabora desde 2005 com a Porto Vivo, SRU onde actualmente assume a coordenação da Unidade de Gestão de Área Urbana do Centro Histórico do Porto. É sócio fundador e administrador da muchBeta, SA desde 2008, que se dedica ao desenvolvimento de aplicações Web em modelo SaaS – Software as a Service, Cloud Computing, plataformas colaborativas e Web development, app mobile, Web marketing e Comunicação.

9320021647_cf12901c42_m

Katja Tschimmel

website

Categoria: Professor Adjunto
Regime: Tempo Integral
Grau: Doutor
UCs: Metodologias do Design / Teoria do Design
 
Trabalha em dois universos, o académico (ESAD Matosinhos e Porto Business School) e o empresarial (NA’MENTE – Consultoria e Formação em Pensamento Criativo e Design). Doutorada em Design (Universidade de Aveiro), Mestre em Criatividade Aplicada (Universidade de Santiago de Compostela) e Licenciada em Design de Produto (ESAD Matosinhos), investiga há 15 anos as áreas do Pensamento Criativo, do Design Thinking, da Metodologia Projetual e dos Processos Criativos. Apresenta o seu trabalho em conferencias nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É membro do ID+ (Instituto de Investigaçäo em Design, Media e Cultura) e de vários comités científicos internacionais de revisão de papers. Por convite lecciona em várias instituições de Ensino Superior, em Portugal e no Estrangeiro. É coordenadora da 1ª Pós-Graduação em Design Thinking em Portugal. É autora do livro Processos Criativos. A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade (Ed. Esad, 2011), e de numerosos artigos. Em 2011 fundou o MINDSHAKE – Evento de Pensamento Criativo, que ganhou uma componente social. Como formadora tem uma vasta experiência na concepção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, a Metodologia em Design, os Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e o (Service) Design Thinking.

6376822623_61a0f1459a_m

Paulo Pereira

website

Paulo Pereira é um designer e programador freelancer e tem dedicado toda a sua vida à web. Faz o seu primeiro site com 14 anos, tendo lançado dois anos mais tarde o seu primeiro site comercial com razoável sucesso. Ingressa em 2004 em Engenharia Informática na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), direcionando a sua aprendizagem para a web e o web design. Em 2009, sob a alçada do Núcleo de Informática, concebe e desenvolve o Feupload, um serviço de partilha de ficheiros na FEUP, que mais tarde é absorvido pela própria faculdade, devido à sua enorme popularidade. Inicia em finais de 2010 um período de ano e meio na Tecla Colorida, fazendo parte da equipa de desenvolvimento do escolinhas.pt, uma plataforma web para o ensino básico. Paralelamente, faz parte do colectivo Portmanteau como designer web, de interacção e de produto, que lança em 2011 a Listary, a sua primeira aplicação de iPhone, elogiada pela comunidade e crítica especializada. Obcecado com a experiência de utilização, simplicidade, tecnologia, design e tipografia, percorre habitualmente o ciclo de conferências internacionais de webdesign, o que lhe permitiu criar um larga rede de contactos de profissionais e educadores da área.

Flyer2013

Brochura Institucional

Download

Segue-nos

Contactos

Registar

pli arte & design

Uma revista sobre design contemporâneo publicada pela ESAD.

Facebook Twitter Vimeo Flickr RSS
twitter Log In facebook Log In