
O lugar da escola inscreve-se num tempo que é sempre o nosso e o dos outros: que vivem connosco agora, antes e depois de nós. Como seríamos vistos por alguém que viesse do passado espreitar-nos? Não sabemos, mas temos que imaginar. Como seremos vistos por alguém que vem do futuro questionar-nos? Não sabemos, mas temos que pensar. Como podemos ser vistos por alguém que agora nos visita? Não sabemos, mas temos que mostrar.
Mostrar é, para uma escola, mais um exercício natural. Uma extensão daquilo que será intensamente o seu trabalho diário, o de combinar e recombinar todos os verbos (ações), por qualquer ordem, qualidade e quantidade pertinentes – combinação que será sempre poética e direta, infinita e disciplinada, ambígua e refinada, estimulante e útil, liberta e vigiada, criativa e testada, alternativa e obrigatória, precária e definitiva: experimentar desejando solucionar, agir para experimentar desejar, solucionar para experimentar agir, e assim por diante, com estes ou outros verbos. Por agora, desejar mostrar: dar a ver como quem diz alguma coisa em voz alta, para ver se acredita nela; para ver se os outros acreditam e porquê ou porque não; para voltar a ela, acreditando ainda mais nela ou noutra coisa.
A seleção daquilo que se apresenta tem como critério prioritário a representação de todas as áreas de formação: Comunicação, Interiores, Produto, Moda, Joalharia, Artes Digitais e Multimédia. Num espaço físico concentrado, propõe-se uma leitura expandida: multicontextual*, *multitemática*, *multimaterial*, *multiprojetual*, *multifuncional. Aquela que em se equaciona a vontade-projeto-escola e se movimenta o germe-atividade-escolar. Numa analogia, mostra-se uma gota de água. A gota de água feita do mesmo que toda a água é. Não mata a sede e deixa-nos com alguma água na boca.
— Emílio Remelhe
PROJETOS
Momentos Polaroid + O Corpo é a Mensagem
— JOALHARIA
Jéssica Dias, Maura Costa, João Azeredo, Daniela Soares, Bruna Mendonça
Alice + Os Maiores da Minha Aldeia
— ARTES DIGITAIS E MULTIMÉDIA
Ana Catarina Oliveira, Bruno Martins, Daniela Morgado, Dina Barros, Gabriel Coelho, João Carvalho, João Forte, Maria Inês Ribeiro, Maria João Rodrigues, Nuno Póvoa, Sónia Carneiro, Roberto Costa
CM Cadeiras (concurso)
— DESIGN DE PRODUTO
Daniel Dias, Eduardo Correia
vários*
— DESIGN DE COMUNICAÇÃO
Francisco Pires, Isabel Coelho, Joana Moreira, Joana Sousa, José Maria Lopez, Maria Inês Bastos, Miguel Howard, Nuno Silva, Rita Carneiro, Rodrigo Barbosa, Sara Bastai, Sara Steege + estudantes 2º ano e 3º ano (projetos coletivos)
Rua do Almada
— DESIGN DE INTERIORES
Turma LDI2’1
Designer@THE
— DESIGN DE MODA
Ashma Karki
XIX Bienal de Cerveira
edição 2017
—* Help2O, The World Melts, Raiva, Ergofobia, Tarantino, Soderberg, Taça do Mundo de Saltos para a Água, Um Pecado Dito Mortal, A Metamorfose, As Aventuras de Robinson Crusoé, Livro de Bolso, A Cozinha de Leonardo, Riso: Visual Thoughts, Versus (vs.) Contra; Por Oposição A, Forma e Conteúdo Clip Gráfico, Digital Signage
Créditos
Comissário emílio remelhe
coordenaçâo esad joana santos
coordenação docente alexandre jacinto e marta varzim (artes digitais e multimédia); olga noronha e áurea praga (joalharia); margarida azevedo (design de comunicação); rui canela (design de interiores); maria gambina (design de moda); lucio magri (design de produto)
coordenação executiva rute carvalho
design gráfico susana fernando
design expositivo joão cruz
imagem e vídeo fernando miranda e tânia franco
produção e montagem alexandre barbosa, josé castro e carlos rocha