Projeto de autoconstrução plant

Mais um projeto de autoconstrução a marcar um processo de aprendizagem dos alunos do mestrado em Design de Interiores da ESAD. Desde 2012, a ESAD realiza todos os anos projetos de auto-construção de forma a aliar uma dimensão manual e construtiva com a dimensão projetual, de modo a dar resposta às necessidades emergentes. Este ano, no âmbito do projeto PLANT – Perfoming Life Akademia Network, a Circolando – Central Elétrica e a ESAD, em colaboração com Roberto Cremascoli, estão a desenvolver um projeto dirigido à comunidade de São Pedro de Azevedo, em Campanhã.

O primeiro momento do projeto realizou-se a seis de fevereiro, onde os alunos estiveram a desenvolver quatro projetos que respondessem a questões sociais no largo de São Pedro de Azevedo, através de um briefing e de um workshop. Na segunda fase, entre 19 a 22 de março, o projeto selecionado materializou-se numa exposição no local, e numa construção de um fragmento no espaço denominado “Espaço Comum”. A apresentação geral do projeto ocorreu a 23 de março, seguindo-se um lanche convívio com a população local. No terceiro momento, em junho, será realizada a construção final pelos alunos envolvendo os habitantes locais e dinamizado durante diversos meses pela Circulando.

Este é um projeto dirigido à comunidade de São Pedro de Azevedo, junto do Parque Oriental do Porto, promovido pela Circolando - Central Elétrica, espaço de criação e programação transdisciplinar sediado na zona do Freixo, em Campanhã. A partir do mote do encontro “Espaço Comum”, o objetivo passa por promover um espaço de partilha e encontro para aquela comunidade, e compor entre Março e Outubro um programa de ativações com foco no território.

O projeto PLANT é um projeto transdisciplinar com a duração de dois anos, financiado pelo Programa Europa Criativa, que visa encorajar o desenvolvimento e experimentação de práticas artísticas e curatoriais de contexto em torno de artes performativas, o eco-pensamento e a vida quotidiana.

O projeto constitui uma colaboração entre três centros de criação e investigação: CRL – Central Elétrica no Porto – coordenador do projeto –, Isadora & Raymond Duncan Dance Research Center em Vyronas, Atenas e Espai nyamnyam em Mieres, Girona.

Créditos

Promotores crl - central elétrica

financiamento projecto co-financiado pela união europeia e república portuguesa / direção geral das artes

coordenação esad maria milano

professores joão gomes, maria milano e roberto cremascoli

local esad / são pedro de azevedo