
https://www.flickr.com/photos/esadmatosinhos/albums/72157701722246055
https://vimeo.com/295397705
Tóssan — A Vida é Engraçada Mas Eu Levo-a a Sério é uma exposição coordenada por Jorge Silva, designer e criador do atelier Silvadesigners, no seguimento do destaque atribuído a Tóssan na Festa da Ilustração 2018, em Setúbal, sob o mote É Preciso Fazer um Desenho?.
São ilustrações, caricaturas, desenhos, rascunhos e processos de António Fernando dos Santos, também conhecido por Tóssan, que não queria mais do que descobrir a própria identidade.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela Câmara Municipal de Setúbal e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, a exposição é apresentada na Casa do Design Matosinhos a 3 de outubro.
Tóssan era o humorista total, o poeta do absurdo, o declamador de memória prodigiosa, o incrível conviva que reinava em jantares e festas, desfiando ininterruptamente histórias fantásticas que muitas vezes eram apenas episódios da sua vida real, o eterno apaixonado pela infância, que brindava as crianças que não teve com jogos desenhados e papéis recortados. Tóssan era o vulcão explosivo que contagiava tudo o que tocava. Foi assim no Teatro Lethes em Faro, no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, na Embaixada do Brasil, no Diário de Lisboa e na editora Terra Livre. Escrevia para a gaveta, em centenas de papéis rabiscados com ideias, esboços e poemas completos, de um nonsense e humor irresistíveis, a dar um sentido à vida, que Tóssan acreditava absurda. A célebre 'Ode ao Futebol', escrita em 1945, só veio a público em 1969, declamada no Zip Zip e impressa no jornal A Bola. Raúl Solnado e Mário Viegas apreciavam-no e vaticinavam glórias que Tóssan nunca quis cumprir. Na memória dos seus contemporâneos, avessa a registar datas e papéis, ficou para sempre o Tóssan absurdamente cómico e genialmente humano. Designer e ilustrador, foi tão bom como os melhores, sempre a favor dos ventos, mesclando nas páginas impressas as influências dos grandes artistas seus contemporâneos. Animalista exuberante, os seus gatos, rãs, macacos, girafas e elefantes, bicharada da sua predileção, compuseram um bestiário decorativo a que chamou 'Lógica Zoológica', e que generosamente espalhou pelo jornal O Bisnau e pelas casas de familiares e amigos. A sua lendária indisciplina impedia-o de riscar num único sentido mas, contrariando a inevitável decadência que os anos trazem, Tóssan foi apurando o estilo e traçou, nos últimos anos de vida, um legado exemplar na ilustração de livros para crianças, inseparável do seu amigo de sempre, o poeta Leonel Neves. No espólio que Tóssan e Manuela nos deixaram, encontramos o seu fascinante processo de trabalho. Os desenhos multiplicam-se por fotocópia ou decalque a grafite, com sucessivas e subtis alterações até à obra acabada. Afinal, o indisciplinado Tóssan era um perfecionista. Não há melhores palavras para definir o artista do que as proferidas pelo historiador e ensaísta brasileiro, embaixador Alberto da Costa e Silva: 'Não queria ser um grande artista, nem um grande ator, escritor ou pintor. Ele queria ser o Tóssan e o Tóssan ele foi plenamente.
— Jorge Silva, Comissário da exposição
Créditos
Organização câmara municipal de matosinhos, câmara municipal de setúbal, esad—idea, investigação em design e arte
curadoria jorge silva
consultoria josé bártolo
coordenação geral bárbara araújo e sara pinheiro
gestão de produção sofia meira
design gráfico inês nepomuceno
imagem e som fernando miranda e tânia franco
produção alexandre barbosa, carlos sousa, fernando miranda e josé castro
agradecimentos joão manuel gens, josé pereira gens
câmara municipal de matosinhos
presidente luísa salgueiro
vice-presidente eduardo pinheiro
vereador da cultura fernando rocha
coordenação do projeto clarisse castro, maria josé rodrigues e maria josé mesquita
casa do design bárbara araújo
comunicação e relações públicas jacinta batista
assessoria de imprensa jorge marmelo
esad—idea, investigação em design e arte
diretor executivo diogo vilar
diretor científico josé bártolo
direção joana santos, joão lemos, sérgio afonso
gestão de projeto sara pinheiro
assessoria de comunicação mafalda martins e ana rita carvalho