Alter — Resistências

— A Libertação Como Projeto

Exploratório, esad—idea

    No dia 7 de junho, a partir das 18 horas, o Exploratório da esad—idea será o palco da apresentação do livro número 6 da coleção Alter — Cadernos, editada no âmbito da Porto Design Bienalle.

    O livro, intitulado, “Alter — Resistências: A Libertação como Projeto”, foi elaborado pela rede brasileira “Design & Opressão”, um coletivo constituído, entre outros, por Bibiana Serpa, Eduardo Souza e Sâmia Batista. Estes três designers irão participar na apresentação via videoconferência.

    A moderação da conversa estará a cargo de Raquel Pais, que, juntamente com Alastair Fuad-Luke, editou este livro da coleção Alter — Cadernos. A designer brasileira Nina Paim também participa no evento, como convidada.

    “Alter — Resistências: A Libertação como Projeto” nasce da necessidade do diálogo emergente entre designers de todo o Brasil na era Covid e pós-Covid. Motivados pela leitura dos livros do educador Paulo Freire, passaram a reunir-se remotamente, na busca de respostas que as responsabilidades da atividade profissional do design podiam trazer, perante a realidade em que o Brasil vivia. Trabalhando sobre o tema da resistência, o coletivo perspetivou formas de colaboração entre o design e os movimentos sociais, num país que ainda sofre os efeitos de uma governação de extrema-direita.

    Defendendo a emancipação de todos os grupos marginalizados, os artigos que fazem parte deste número 6 dos Alter— Cadernos recusam um design totalizante e propõem práticas organizativas populares.

    Publicada durante a segunda edição da Porto Design Biennale, a série Alter— Cadernos é dedicada ao tema “Alter-Realidades” e apresenta novas perspetivas sobre questões de produção, cuidado, vivências e paisagens.

    A série foi concetualizada de acordo com o programa de curadoria desenvolvido por Alastair Fuad-Luke durante a edição de 2021 da Porto Design Biennale, com editores convidados para cada número.

    Apresentado pela primeira na Feira do Livro do Porto em 2021, o projeto ainda está ativo, com dois novos números que saíram já em 2024: #6 Alter — Resistências: A Libertação como Projeto e #7 Alter — Cidadania: Reconfigurar o Ato de Habitar a Cidade.