Ar quente e não só
— 100 Anos de Design de Secadores de Cabelo
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Casa do Design (entrada livre)
A Casa do Design apresenta uma exposição que conta a história do design industrial e da inovação tecnológica nos últimos 100 anos, utilizando como ponto focal um simples objeto do dia a dia — o secador de cabelo. A exposição é acompanhada de um catálogo que aprofunda a história deste artefacto e das peças em exposição, entre as quais se incluem autênticos ícones de design.
Ar Quente e Não Só inspira-se na ampla coleção de secadores de cabelo de Jeremy Aston para dar a ver um século de design industrial. Com mais de 170 produtos oriundos de vários pontos do mundo, a coleção começou quase por brincadeira em 1990, quando Jeremy, à época um estudante de Design Industrial, decidiu oferecer à mãe o excêntrico Duck’n’Dry, um secador em forma de pato.
A peculiar paixão por secadores de cabelo manteve-se e, à medida que a coleção crescia, incluindo verdadeiras antiguidades, modelos vintage e contemporâneos, tornou-se visível para Jeremy Aston a profunda correlação entre a conceção destes aparelhos e as épocas históricas por eles representadas.
Objetos comuns, mas sofisticados, os secadores revelam os cambiantes sociais, económicos, culturais e industriais característicos dos vários momentos do século XX. A exposição Ar Quente e Não Só dá conta dessa evolução. Cada secador da coleção conta uma história e reflete mudanças no campo da tecnologia, moda e cultura de consumo, contribuindo para o conhecimento deste modesto, mas fundamental artefacto e permitindo vislumbrar um futuro mais sustentável.
Alguns dos secadores de cabelo em exposição são da autoria de designers lendários como Peter Behrens, cujos modelos industriais formaram a base dos produtos de consumo dos nossos dias; Dieter Rams, conhecido pela filosofia “menos, mas melhor” que reconfigurou a forma como vemos o design minimalista; e James Dyson, cuja abordagem inovadora revolucionou a indústria dos eletrodomésticos em termos de performance e eficácia.
A exposição dá ainda a conhecer modelos de secadores para uso lúdico, desenhados sobretudo para o público infantil, mas não só, e diversos anúncios publicitários que, ao longo das últimas décadas, ajudaram a tornar o secador de cabelo um produto doméstico indispensável.
A exposição e o lançamento do catálogo têm lugar no dia 13 de dezembro, sexta-feira, pelas 18h, e contará com a presença do curador e representantes do Município e da esad—ideia.