Portugal Pop

— A Moda em Português 1970-2020

Casa do Design, Matosinhos

  • #Cultura
  • #Vida

Os últimos 50 anos da história da moda em exposição na Casa do Design, em colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda: PORTUGAL POP apresenta uma seleção de peças e de designers de moda de diferentes gerações, percursos e linguagens, fomentando o debate sobre as identidades da moda portuguesa e o seu valor cultural, económico e social.

Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad–idea, Investigação em Design e Arte e a Câmara Municipal de Lisboa / MUDE – Museu do Design e da Moda, a exposição PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970–2020 é apresentada na Casa do Design, em Matosinhos, no âmbito do programa MUDE FORA DE PORTAS.

O que é a cultura de moda em Portugal? Como se vestiu Portugal nos últimos 50 anos? Como se viveram os conceitos de portugalidade, património e identidade, tendo em conta os diferentes contextos políticos, económicos e culturais que o país atravessou? 

A proposta curatorial de Bárbara Coutinho pretende revelar as múltiplas formas como o património material e imaterial, as técnicas oficinais e os saberes, e também os conceitos de lugar, território, portugalidade, pertença e memória, se refletem no trabalho dos mais de 30 designers de moda representados e a forma como são projetados para a contemporaneidade. PORTUGAL POP procura assim debater a influência das tradições culturais e da identidade coletiva no universo da moda, pondo em evidência as relações entre a cultura popular e a erudita, o cosmopolitismo e o nacionalismo, a urbanidade e o mundo rural, a tradição e a visão de futuro das novas gerações.

Com propostas de Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Constança Entrudo, Dino Alves, Helena Cardoso, Filipe Augusto, José Carlos, Luís Buchinho, Maria Gambina, Maria-Thereza Mimoso,  Miguel Flor, Nuno Gama, Storytailors, entre muitos outros, a exposição propõe um diálogo entre gerações e referências, que dão corpo ao debate acerca das identidades da moda portuguesa e do seu valor cultural, económico e social. As vivências pessoais, a colaboração criativa entre designers e figuras da arte e da música pop, assim como as questões da sustentabilidade da moda e a recuperação de saberes e práticas tradicionais, são também elementos em destaque. A exposição apresenta ainda peças usadas por Amália Rodrigues, António Variações, Doce, Heróis do Mar, The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osíris e Cláudia Pascoal, artistas que deram um significativo valor ao vestuário na construção da sua imagem e marca.