Prémio Design de Livro 2024 distingue Inês Nepomuceno e João Faria

    Valorizar as áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro objeto, tais como o design, a qualidade de impressão e do acabamento, a conceção gráfica e o emprego de materiais, são os objetivos que presidiram à criação do Prémio Design de Livro, em 2017, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

    A edição do Prémio Design de Livro 2024 distinguiu os docentes da Licenciatura de Design — Comunicação da ESAD Inês Nepomuceno, a quem foi atribuída uma Menção Especial, e João Faria, designer de um dos 20 livros selecionados para representarem o design do livro português na competição internacional Best Book Design From All Over the World 2025, promovida pela fundação alemã Stitung Buchkunst. 

    O júri da presente edição, composto por Cláudio Rodrigues, Isabel Duarte, Joana Bravo e Paula Mendes, avaliou um total de 116 livros admitidos a concurso, tendo justificado a Menção Especial atribuída ao livro "Escavadora", com design de Inês Nepomuceno, editado por XYZ Books e impresso pela Gráfica Maiadouro, por este se ter destacado “no grupo de livros a concurso pela qualidade da escolha dos materiais, nomeadamente papéis muito contrastantes entre alto brilhante e totalmente mate, e pela reprodução irrepreensível das imagens, e pelo uso de um verniz de alto brilho, remetendo para a ideia da máquina, que dá título à publicação”.

    O livro selecionado com o design de João Faria tem por título “A Construção do Algarve” e foi editado pela Dafne Editora. Os 20 livros selecionados pelo júri, onde se encontra, também, o livro “Trabalho Capital” com design do alumni da ESAD Sérgio Alves, constituem a candidatura portuguesa ao prémio Best Book Design from All Over the World. Os resultados serão conhecidos no início do próximo ano, e os prémios serão entregues durante a Feira Internacional do Livro de Leipzig, em março 2025.