Collective for Design premiado pela Communication Arts

  • #Tipografia

O projeto gráfico do livro Collective for Design, realizado por uma equipa de docentes da ESAD e publicado pela ESAD / esad–idea, conquistou o Prémio de Excelência da Communication Arts, na competição Typography Annual 2024, categoria Livros. O prémio será referido também na próxima edição da revista Communication Arts Typography Annual, em janeiro de 2024.

Trata-se da 14.ª edição do concurso anual de tipografia da revista profissional de artes visuais Communication Arts, que este ano premiou esta publicação num universo de 125 projetos selecionados e de 1262 projetos submetidos a concurso, pela "abordagem tipográfica contemporânea e detalhada que eleva a narrativa complexa do livro, equilibrando tons científicos e informais, traduzidos visualmente através de alterações tipográficas composicionais, escalares e rítmicas".

A publicação Collective for Design, com coordenação de Jeremy Aston e Marta Varzim, reúne um conjunto de resultados e reflexões sobre uma metodologia inovadora de ensino-aprendizagem, com o objetivo contribuir para a preparação dos estudantes de arte e design para os mercados de trabalho internacionais, colocando a questão da coletividade, localidade, origem dos materiais e sustentabilidade no centro da reflexão.

O projeto gráfico agora distinguido, da autoria do designer e docente Sérgio Correia, procura construir um objeto editorial contemporâneo ao nível da expressão visual, pragmático e funcional na articulação da complexa estrutura que pauta a narrativa, e inovador na abordagem gráfica e na rigorosa gestão da economia de cor. Os capítulos organizam-se em dois momentos — relatórios ou reflexões sobre a metodologia implementada e artigos de cariz científico de diferentes autores — traduzindo-se visualmente em dois registos distintos, ainda que dialogantes, marcados por alternâncias tipográficas, escalares, compositivas e rítmicas. Tratando-se de um projeto editorial dirigido especialmente às comunidades académicas nacionais e internacionais, pretende-se materializar uma ferramenta pedagógica expressiva, de alcance transversal, permitindo a todos uma experiência enriquecida de leitura.

A publicação Collective for Design materializa os resultados da 2.ª edição do PICODE, um projeto de investigação internacional que envolveu a ESAD (Portugal), a Universidade de Tecnologia de Lodz (Polónia), a Universidade Eskisehir Osmangazi (Turquia), a College for Creative Studies (EUA) e a Escuela Superior de Diseño de La Rioja (Espanha), com apoio do programa ERASMUS+, em torno daquilo que se chama o método coletivo, uma forma de ensino e aprendizagem baseada na experiência coletiva em equipas multidisciplinares.

Relations — People