
Ivan Garcia, estudante da Licenciatura em Design de Moda, é um dos finalistas selecionados pelo Sangue Novo 2021, a plataforma da ModaLisboa para a promoção do trabalho desenvolvido por jovens designers formados em escolas de moda nacionais e internacionais.
A coleção Neo Hominidae, baseada na teoria da evolução da espécie de Darwin, retrata uma perspetiva existencialista, questionando o posicionamento do ser humano enquanto criatura terrestre sob um ecossistema interdependente pela relação entre o contexto e a ação.
A génese do concurso Sangue Novo é a criatividade e a exploração de novos conceitos e direções para o Design de Moda. As coleções dos candidatos finalistas são apresentadas à imprensa e ao público num desfile coletivo integrado no calendário oficial da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week.
A edição deste ano decorre no dia 7 de outubro, às 18:00, na Estufa Fria, em Lisboa.
Numa perspetiva existencialista, Neo Hominidae questiona o posicionamento do ser humano enquanto uma criatura terrestre sob um ecossistema interdependente pela relação entre o contexto e a ação. Desta forma, é estudada essa condição com base na teoria da evolução de espécie de Darwin, tendo em conta o desenvolvimento físico e mental da espécie. Neste meio, aplicada à sua relação com o vestuário. Morfologicamente, os coordenados sustentam-se no estudo canónico e de representação do corpo humano. Cuja manipulação do centro gravitacional da figura obriga a uma expansão matérica artificial.
— Ivan Garcia
https://www.flickr.com/photos/esadmatosinhos/albums/72157720035074214
ESAD NO SANGUE NOVO / MODALISBOA
Créditos
Coordenação esad anita gonçalves, joana teodoro, tânia nicole
evento sangue novo / modalisboa
licenciatura em design de moda 2020/21