
PANTONE WEEK é um evento dedicado à cor, integrando um concurso, um workshop e uma conferência.
No competitivo mercado de trabalho atual, e num mundo saturado de escolhas, a cor pode ser utilizada como uma forma eficaz de diferenciar, personalizar e realçar a criatividade de cada um. A geração millennial caracteriza-se pela sua versatilidade, otimismo, hiperconectividade e autoexpressão. Sem a cor, faltar-lhe-ia autenticidade. Para os designers millennials, a cor é um recurso ainda mais importante; o desejo pela cor é, como dizia Fernand Léger, uma necessidade natural, como o desejo pela água ou pelo fogo. Os designers millennials não têm medo da criatividade e da experimentação; usam a cor para transmitir sentimentos, estados de espírito, valores, individualidade e originalidade. Num mundo em que a cor é omnipresente, o seu poder e capacidade para gerar otimismo, conforto e sentido de pertença não pode ser negligenciado. Ou, como Bonnard disse, a cor não acrescenta uma qualidade agradável ao design — ela fortalece o design.
A Pantone é conhecida mundialmente como o idioma padrão para a comunicação precisa de cores, do designer ao fabricante, do retalhista e ao cliente, numa grande variedade de setores. Desde há 56 anos que trabalha na criação de uma linguagem comum de cores.
Organizada em parceria com a Tecnimprensa, e no âmbito da programação acolhida da Porto Design Biennale'19, a PANTONE WEEK integra:
— workshop de colour management (Tomás Soeiro/ Tecnimprensa);
— conferência de Ingrid Holacsek (Pantone);
— concurso para estudantes e ex-estudantes de Design.
Avelino Resende, Bernardo Alves e Inês Fonseca, estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação, arrecadaram o 1º, 2º e 3º prémios, respetivamente.
As the name says, our global color system PAN-TONE, is helping designers all over the world to make the best and most educated choice of colour for product development, brand imaging, interior/exterior design or any other application where color choice is critical to the success of the product or environment.
Ingrid Holacsek é gerente de vendas da Pantone para a Europa, Médio Oriente e África. Faz parte da equipa do Pantone Color Institute em Carlstadt (EUA), para desenvolver projetos relacionados com cores personalizadas e consultoria em cores para marcas.
Color is queen influencing our mindset, influencing us to buy, influencing our perceptions, it´s a constant in life and being so it´s imperative to have a way to communicate and share colour fast and accurately, I mean a PANTONE way of communicating colour. With Ellsworths Kelly words I add to Ingrid´s quote: "Gray goes with all Colors. It takes a long time to make gray because gray has a little bit of color in it".
Tomás Soeiro integra a equipa da Tecnimprensa, focando-se no sector gráfico, em especial na variável da cor. Entre as várias marcas representadas, gere a PANTONE, o que lhe permite ter uma visão panorâmica das dificuldades e soluções ao nível das cores.
PANTONE WEEK
25.11 | SEG
14:30
Concurso | lançamento
Apresentação
26.11 | TER
11:00-12:30
Workshop Colour Management
c/ Tomás Soeiro, Tecnimprensa
14:00-18:00
Post Millennium Tension
Brainstorm
28.11 | QUI
14:00
Concurso | submissão
Prazo final de submissão de candidaturas
14:30
Concurso | seleção
Seleção do júri
29.11 | SEX
14:30
Ingrid Holacsek
Conferência
14:30
Concurso | prémio
Cerimónia de entrega de prémios
Créditos
Organização
esad
tecnimprensa
pantone
host
porto design biennale
local
esad
data
25—29.11.2019