
Paolo Deganello apresenta a conferência A Conversão Ecológica do Projeto e dinamiza o workshop Furniture Remade, no âmbito do Mestrado em Design de Interiores.
O workshop surge de uma parceria com a Maiambiente, que fornece um conjunto de mais de 50 peças de mobiliário sem utilidade. Os estudantes do 1º ano do Mestrado em design de Interiores da ESAD vão reimaginar essas peças, num projeto de reutilização e reabilitação, com a orientação de Paolo Deganello. As peças reabilitadas serão depois expostas num leilão solidário e o dinheiro angariado será entregue a um conjunto de associações.
Paolo Deganello (1940) foi um dos protagonistas dos movimentos de Design Radical em Itália. Nascido no Veneto, estudou arquitetura em Florença, onde, ainda estudante, recebeu uma das suas primeiras comissões como projetista: o restauro de um importante monumento de Florença, Orsammichele. Inicia a sua carreira como urbanista, projetando o Plano de Pormenor de Calenzano. Em 1963, funda, juntamente com Gilberto Corretti, Massimo Morozzi e Andrea Branzi, o grupo Archizzom, em homenagem ao grupo britânico de arquitetos conhecidos como Archigram e à revista Zoom. Os Archizzoom projetam algumas das peças mais icónicas do design italiano tais como o sofá Superonda, a poltrona Mies e o projeto de cidade utópica No Stop City. Depois da dissolução do grupo, em 1974, projeta alguns dos ícones do design italiano, como a Cadeira A&O, o sofá Torso (1982) as mesas Artifici (1985). Tem trabalhado para as mais importantes marcas do setor do mobiliário: Cassina, Marcatrè, Driade, Planula, Ycami Collection, Venini, La Murrina, Cidue, Zanotta, Tribu' (Fr), Artelano (Fr), Vitra Edition(Ch), SteelCase (U.S.). Os seus projetos fazem parte das coleções permanentes de museus em todo o mundo: Victoria and Albert Museum, Design Museum de Londres, Museum of Modern Art de Toyama (Jp), Denver Museum de Denver (U.S.), "Vitra Design Museum" in Weil (D), “Mude” de Lisbona, Museu do design da Triennale de Milano. As suas obras integraram a exposição de Emilio Ambaz no Moma de Nova Iorque, em 1972, “The New Domestic Landascape”. A sua Obra é publicada no livro de Roberto Gargiani “Archizoom Associati. 1966-74”, Ed. Electa; e no livro "Paolo Deganello. As Rasões do Meu Projecto Radical” de Maria Milano, Ed.ESAD e Camara Municipal de Matosinhos (sett.2009). Desde 1992 dedica-se a atividade didática como docente do Master da Domus Accademy (1991 e 1992, 1994), ISIA de Roma e Florença (2004/2011) Architecture Association de Londres (1971, 1972, 1974), Hochschule der Bildenden Kunste Saar de Saarbrucken (1999/2000/2001), Royal Art College di Londra (1997), IUAV de Veneza (2010 e 2011) e desde 2006 como professor convidado, no Mestrado em Design de Interiores da ESAD, em colaboração com Maria Milano.
A conferência é de entrada livre e decorre no dia 4 de maio, às 15:00, no auditório da ESAD. O workshop, dirigido aos estudantes do 1º ano do Mestrado em Design de Interiores, decorre entre o dia 2 e 5 de maio.
Créditos
Organização esad interiors talks
coordenação maria milano, eleonora fedi
evento conferência + workshop
mestrado em design de interiores 2022/23