Segundo 22_streetwear project

O streetwear surgiu como um movimento social e cultural, reflexo de um estado de espírito e de uma subcultura. As suas origens descendem da cena do skateboard de Nova Iorque, da música emergente dos anos 1970 e 80, como o hip hop e o punk rock, do surf da Califórnia e da arte de rua. Desde então, assistiu-se a um forte crescimento deste movimento que foi criado por nichos para conquistar o mercado mainstream.

Atualmente, é um fenómeno global que cruza o universo das marcas de desporto, como Nike, Adidas, Puma, com as de high fashion, como Vetements, Off-White, Raf Simons.

O streetwear abrange, assim, uma variedade de subculturas que se juntaram para dar um sentido de identidade a uma geração jovem, transmitindo-lhes uma mensagem de solidariedade, resistência e sobrevivência contra todas as probabilidades.

Na exposição SEGUNDO 22_STREETWEAR PROJECT são apresentados os projetos dos alunos do 2º ano da Licenciatura em Design de Moda, no âmbito da unidade curricular de Projeto I - Moda. Os estudantes foram desafiados a analisar o segmento de streetwear e a criar uma coleção de vestuário adequada ao universo da marca estudada. A identidade da coleção manifesta o seu caráter e lança uma visão estratégica acerca do seu produto.


A turma 2´1 trabalhou com a marca Italiana A-better-mistake, fundada em 2019 por Simone Ferraro e Marco Agnolin. Esta marca tem vindo a ganhar visibilidade no mundo da moda devido à sua estética futurista e referências do mundo virtual. A exposição apresenta a sessão fotográfica realizada pela turma em painéis tridimensionais, assim como as t-shirts criadas por cada estudantes. O dossier faz a compilação dos projetos das coleções, apresentando o conceito de cada coleção, os moodboards e o painel final da coleção. As etiquetas apresentam um QRcode que nos leva para os restantes elementos da coleção. Existe ainda um flyer com uma seleção de imagens provenientes da sessão fotográfica.

A turma 2´2 parte do universo da marca Vetements, inicialmente fundada por um coletivo de designers anónimos, mas conhecida pela liderança dos irmãos Demna e Guram Gvasalia. A marca foi criada em Paris no ano de 2014 e diferenciou-se pela sua irreverência e estratégia de colaborações com marcas improváveis, como a transportadora DHL. A exposição mostra um vídeo realizado pelos alunos e as t-shirts concebidas. Cada t-shirt tem uma etiqueta com um QR code que nos remete para o processo de elaboração de uma coleção de moda.


INAUGURAÇÃO

22.06.2022, 17:30
[átrio ESAD]

Créditos

Coordenação clementina delgado, helena cordeiro e joana teodoro

evento exposição

estudantes ldm2´1 ana lopes, ana beatriz pereira, bárbara morais, beatriz costa, bruno elísio, carlos morais, carolina machado, carolina beirão, clara diogo, ganâncio, inês castro, inês veiga, inês marques, íris silva, izadora chiara, izabel monnerat, joão pinheiro, luiza almeida, mariana pereira, mariana fonseca, martim gonçalves, pavel kobel

estudantes ldm2´2 anita zheng, ana beatriz sousa, ana beatriz fidalgo, andreia rodrigues, beatriz monteiro, beatriz macedo, carolina vasconcelos, carolina salgado, catarina cardoso, francisca pinto, giselle villar, joana moreira, joão bandeira, júlia rino, leandro longo, letícia anselmo, mara santos, mariana patrício, marta gomes, pedro silva, rafaela leitão

sessão fotográfica ldm2´1 - bárbara sousa_ignarvs + pavel + izadora

maquilhagem íris silva

cabelos inês veiga

modelos beatriz costa, ganâncio, joão pinheiro, martim gonçalves, pavel kobe

vídeo ldm2´2 - bruno mesquita e tatiana pereira

maquilhagem e cabelos carolina vasconcelos, giselle villar e mara santos

modelos giselle villar, joão gabriel, mariana patrício, salu alves, sofia carmo, rita frutuoso, diogo oliveira, pedro regadas

agradecimentos luís espinheira, sofia meira, bruno mesquita

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