A exposição Ulm: Método e Design 1953/68 apresenta ao público português, pela primeira vez, o legado e a metodologia do projecto associados à paradigmática escola alemã de design, Hochschule Für Gestaltung Ulm/Escola Superior de Design de Ulm, fundada por Inge Aicher-Scholl, Otl Aicher e Max Bill nos anos do pós-guerra e cuja influência perdura até aos dias de hoje.
Os projectos em exposição – desde cadeiras, mesas, recipientes, aparelhos eléctricos, identidade corporativa – assinados por grandes protagonistas do design do século XX como Otl Aicher, Max Bill, Gui Bonsiepe, Hans Gugelot, Tomás Maldonado, ou Dieter Rams, seguem valores de modularidade e de diversidade funcional tão aclamados na década de 50. Estes projectos surgem-nos agrupados segundo diversas secções: sistemas simples, sistemas electrónicos, sistemas de construção, sistemas de comunicação, ou a partir da própria estruturação académica da escola.
A herança da escola de Ulm correspondeu à própria afirmação do projecto de design: integrado nas actividades quotidianas, simplificando tarefas, acessível ao consumidor, universal na sua linguagem e harmonizando valores técnicos, estéticos e sociais, propostas que serão debatidas paralelamente à exposição através de uma alargada programação.
Esta exposição é promovida pela ESAD, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo Goethe-Institut Porto, tendo sido realizada pelo HfG-Archiv/Ulmer Museum por ocasião dos 50 anos de fundação da Hochschule für Gestaltung Ulm. A intinerância é promovida pelo IFA - Instituto de Relações com o Estrangeiro.
O programa paralelo à exposição pode ser consultado no site da ESAD.
Créditos
Organização esad, câmara municipal de matosinhos, goethe-institute
evento exposição
data 27 abr. a 9 jun. 2012 [inauguração 27.04.2012 - 19h]
horário ter-sex 14h-20h; sáb 10h-20h
local quadra, mercado municipal de matosinhos