Marina Otero Verzier
- — Docente Convidada
Marina Otero Verzier é arquiteta e investigadora. É Professora Assistente Visitante da GSAPP, Universidade de Columbia, Nova Iorque, onde lidera a clínica “Data Mourning”, uma iniciativa educativa centrada na interseção entre infraestruturas digitais e catástrofes climáticas.
Em 2022, Otero recebeu o Prémio Wheelwright de Harvard por um projeto sobre o futuro do armazenamento de dados. Colaborou com o Centro de Supercomputação do DIPC para desenvolver modelos alternativos de armazenamento de dados, como o projeto Computational Compost, apresentado pela primeira vez em Tabakalera. Otero foi também convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile a participar como perita no desenvolvimento do primeiro Plano Nacional de Centros de Dados do país, juntamente com a “Resistencia SocioAmbiental — Quilicura” e outras comunidades locais na linha da frente do extrativismo.
Otero é autora de En las Profundidades de la Nube (2024), um livro sobre armazenamento de dados e soberania na era da IA. A obra propõe novos paradigmas e estéticas para o armazenamento de dados, integrando arquitetura, preservação e cultura digital.
Otero foi diretora do Mestrado em Design Social na Design Academy Eindhoven de 2020 a 2023. De 2015 a 2022, foi diretora de Investigação no Het Nieuwe Instituut, onde liderou iniciativas centradas no trabalho, na extração e na saúde mental numa perspetiva arquitetónica e pós-antropocêntrica, incluindo “Automated Landscapes”, “BURN-OUT” e “Lithium: States of Exhaustion”. Anteriormente, foi diretora de programação da Rede Global no Studio-X, Columbia GSAPP.
Foi curadora de exposições como Wet Dreams na Mayrit, Bienal de Design e Arquitetura de Madrid, CentroCentro (2024), Compulsive Desires: On Lithium Extraction and Rebellious Mountains, na Galeria Municipal do Porto (2023), Work, Body, Leisure, no Pavilhão Holandês da Bienal de Arquitetura de Veneza (2018), e After Belonging, na Trienal de Arquitetura de Oslo (2016). Foi coeditora dos livros Automated Landscapes (2023), Lithium: States of Exhaustion (2021), A Matter of Data (2021), More-than-Human (2020), Architecture of Appropriation (2019), Work, Body, Leisure (2018) e After Belonging (2016), entre outros.
Desde 2023, Otero é membro do recém-fundado Comité Consultivo de Arquitetura do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) em Madrid. É membro do Conselho de Ex-alunos da Columbia GSAPP desde 2023.
Estudou na TU Delft, ETSA Madrid e Columbia GSAPP. Em 2016, recebeu o seu doutoramento na ETSA Madrid.