Roberto Cremascoli

  • — Docente Convidado

Roberto Cremascoli é arquiteto, curador e editor. É cofundador do gabinete COR Arquitectos (Cremascoli Okumura Rodrigues), no Porto, com realizações em Portugal, Itália, Suíça, França, algumas resultado de concursos públicos.

Entre as suas obras encontram-se a Renovação do Grande Hotel do Porto e The Black Tower of Light on the Roof, o NAC — Núcleo de Arte Contemporânea na Fábrica da Resinagem da

Marinha Grande, a Piazza Garibaldi e a Salita di San Paolo em Cantù (Itália). Recentes realizações em Itália são o Museu Arqueológico Libero D’Orsi em Castellammare di Stabia, o Museu Antiquarium em Pompeia e o Museo do Foro em Roma. O gabinete COR Arquitectos assinou vários projetos com Álvaro Siza, como o Conjunto Residencial em Gallarate (Itália) recentemente realizado. Foi curador de Porto Poetic na Trienal de Milão (2013), e de Álvaro Siza, Inside the Human Being no Museu MART de Rovereto (2014). Em Roma (2016) foi o responsável científico da exposição Álvaro Siza, Sacro, no MAXXI, e cocurador da exposição Álvaro Siza in Italia — Il Grand Tour 1976-2016, na Academia Nacional de San Luca. Ainda em 2016 foi curador com Maria Milano da representação portuguesa na XXI Trienal de Milão, com o projeto Objects after Objects, e com Nuno Grande na XV Bienal de Arquitetura de Veneza, com o projeto Neighbourhood, Where Alvaro Meets Aldo.

Em 2023 foi curador do Pavilhão da Santa Sé na XVIII Bienal de Arquitetura de Veneza, com o projeto Social Friendship: Meeting in the Garden. Ao longo de mais de uma década, foi diretor artístico do projeto Remade in Portugal, em parceria com a Fundação EDP (José Manuel dos Santos e João Pinharanda), que conta com 10 edições e instalações temporárias realizadas entre 2007 e 2018.