Inteligência Artificial no design

— Uma revolução criativa ou um desafio iminente?

    A Inteligência Artificial (IA) passou de um conceito distante para uma parte integrante da nossa vida quotidiana. No domínio do design, o seu potencial impacto é profundo e multifacetado. A partir da primavera de 2024, as estatísticas indicam uma integração significativa da IA em todas as indústrias, com projeções que sugerem contribuições substanciais para a economia global até 2030. No meio deste cenário transformador, a comunidade do design enfrenta questões fundamentais: Como podemos aproveitar o poder da IA para aumentar a criatividade e a inovação? Que implicações é que isto tem para os nossos processos de design tradicionais?

    A palestra e demonstração ao vivo exploram o papel das ferramentas de IA generativa, incluindo o CHAT GPT e o VIZCOM, na definição do futuro do design. Ao tirar partido destas ferramentas, os designers podem navegar em tarefas criativas complexas com uma eficiência e uma visão sem precedentes. Desde a análise de esboços iniciais até à geração de soluções iterativas, a IA oferece uma estrutura dinâmica para a colaboração e a exploração. No entanto, entre as promessas encontram-se desafios e considerações éticas que exigem um exame cuidadoso.

    Esta palestra investiga o potencial da IA generativa no processo de design de produtos, examinando as suas promessas, armadilhas e as possibilidades transformadoras que apresenta para a indústria do design.

    Esta sessão será dinamizada por Jeremy Aston, professor, investigador, e especialista em Design Industrial com um Mestrado em Design de Veículos e terá lugar no Auditório a 22 de abril, na celebração do Dia Mundial da Terra, pelas 10:30h.

    Water Design Views

    Eventos

    Relations — People