
O design é um instrumento de desenvolvimento local?
O design é um instrumento de desenvolvimento social?
Como integrar a cultura local no projeto, mantendo uma abordagem pragmática?
Quais as estratégias para ter maiores possibilidades de sucesso?
Estes são os pontos prinicipais a que Giulio Vinaccia, designer de produto com foco no design social, se propõe responder na conferência Social Design Project apresentada na ESAD.
Giulio Vinaccia é designer de produto e trabalha há 20 anos para marcas italianas como Brembo, Ferrari Spa, Piaggio Spa, Momo Design, Ducati, Aprilia, Gilera, Moschino ou Borsalino. Desde 1994, é consultor em projetos em que o design é utilizado como uma ferramenta de desenvolvimento, colaborando com diferentes organizações e instituições internacionais. Hoje, depois de trabalhar em mais de 22 países, é um dos mais respeitados especialistas em projetos orientados para o design social. É consultor sénior da UNIDO e outras agências da ONU e governos nacionais. Desde 2014, é o diretor de arte do projeto Creative Mediterranean, fundado pela UE e pelo governo italiano para ajudar no desenvolvimento das indústrias criativas nos países do Médio Oriente. Com vários prémios atribuídos, destaque para o World Green Design Contribution Award (2015) e o Compasso d´Oro (2016).
No âmbito da exposição Frontiere — Expressões de Design Contemporâneo, que integrou o programa Territorio Italia na 1ª edição da Porto Design Biennale, Giulio Vinaccia liderou, com a KAlma Carpinteria Social, um workshop na ESAD, em 2019. No âmbito do workshop Uma Ideia Apropriada, procurou-se redesenhar uma série de objetos da cultura material africana numa perspetiva de sustentablidade, com a finalidade de dar origem a uma coleção a ser comercializada posteriormente pela associação KAlma. Os resultados deste workshop integraram a exposição Civic City: Design Cívico e Estética Social, apresentada em Paris, em 2020.
Créditos
Coordenação maria milano
mestrado design de interiores 2021/2022