Fiction Practice
— Young Curators Lab
Fiction Practice explora o potencial radical da ficção enquanto ferramenta para alterações sociais. O livro que regista o processo e o resultado de um laboratório de curadoria expandida, criado por Mariana Pestana para a primeira edição da Porto Design Biennale, em 2019.
Procurando explorar as relações entre ficção e Design, Mariana Pestana criou um laboratório de curadoria durante a primeira edição da Porto Design Biennale, em 2019. Os resultados do laboratório — quatro workshops orientados por importantes pensadores em Design e em que participaram mais de 30 jovens profissionais — foram apresentados durante a Biennale e resultaram no livro Fiction Practice: Prototyping the Otherworldly, publicado pela esad—idea em parceria com a Onomatopee.
Através do Design especulativo, do Afro-Surrealismo, da fabulação crítica e de pedagogias reeditadas, importantes pensadores e curadores contemporâneos exploraram o potencial radical da ficção enquanto ferramenta crítica de Design.
No laboratório foram imaginadas novas relações entre objetos e ideias. Desenharam-se outros mundos, impossibilidades foram trazidas à vida, histórias e artefactos remisturados, dimensões paralelas reveladas, fabulações críticas inventadas e estranhezas ontológicas modeladas. Cada um dos quatro workshops, com um carácter diferente, encenou uma espécie de modelo institucional — um arquivo, uma assembleia, um comité e uma escola.
Créditos
Curadoria e Edição
Mariana Pestana
Workshops orientados por
Dani Admiss Dunne & Raby Gillian Russell Jan Boelen Malique Mohamud Marina Otero Verzier Vera Sacchetti
Com a participação de
Ibiye Camp Juhee Hahm, Prof.ª Ana Sofia Carvalho
Design Gráfico
Joana Pestana e Max Ryan
Design Expositivo
Rui Canela