A artista e professora Raquel Moreira convidou-nos a observar o espaço que calcorreámos, a respigar ou a deixar alguma coisa num determinado ponto do caminho, para que alguém pudesse depois encontrar. Antes de efetuarmos a nossa caminhada pela Rua Brito Capelo, preparámos livros-mapa para o ato de respigar e criámos objetos, desenhos, poemas, ou simplesmente um desejo para oferecer a quem passasse. A proposta para esta caminhada foi "Achar".
Caminhadas Exploratório
O programa Caminhadas Exploratório é uma proposta da esad—idea que acolherá convidados de diversas áreas que nos irão propor ligações entre lugares, experiências e temas.
As caminhadas realizar-se-ão regularmente ao longo do ano, e poderão ter uma vertente de carácter crítico — com discussão de temas enquanto se caminha — e/ou criativo — tendo o silêncio e a escuta profunda, a representação visual ou a recoleção seletiva como processos criativos ou em que a própria caminhada é um ato performativo.
Este projeto é financiado pela FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do Projeto Financiamento UIDP/05237/2020