Sob o tema “Flora insubmissa do betão”, o coletivo A Recoletora e a herbalista e escritora Fernanda Botelho levaram-nos a deambular pela zona histórica de Matosinhos, a aprender a identificar as plantas ruderais (aquelas que crescem espontaneamente e de forma resiliente em meios fortemente perturbados pela ação humana) e a conhecer os seus múltiplos usos alimentares e medicinais. Assim, tomámos consciência para o valor das plantas que andamos (literalmente) a pisar nos nossos percursos quotidianos. No final desta caminhada, pudemos ainda desfrutar de uma bebida quente silvestre.
Caminhadas Exploratório
O programa Caminhadas Exploratório é uma proposta da esad—idea que acolherá convidados de diversas áreas que nos irão propor ligações entre lugares, experiências e temas.
As caminhadas realizar-se-ão regularmente ao longo do ano, e poderão ter uma vertente de carácter crítico — com discussão de temas enquanto se caminha — e/ou criativo — tendo o silêncio e a escuta profunda, a representação visual ou a recoleção seletiva como processos criativos ou em que a própria caminhada é um ato performativo.
Este projeto é financiado pela FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do Projeto Financiamento UIDP/05237/2020