Câmera lenta
— O tema da caminhada performativa realizada a 26 de outubro, pela artista Andrea Inocêncio.
—
Matosinhos
Lentamente e em silêncio, avançámos pelas ruas de Matosinhos até à praia, como se fossemos um só corpo. Este "corpo" de indivíduos atraiu os olhares de quem passava, contrastando com outras outras dinâmicas de grupo com as quais se foi cruzando. Nalgumas paragens pontuais, houve tempo para contemplar e escutar, tanto para dentro como para fora deste "corpo". E continuámos, movendo-nos ondulantemente ao sabor dos pensamentos, que pairavam em cada um de nós, que iam e vinham, despreocupados com o tempo a passar.
Caminhadas Exploratório
O programa Caminhadas Exploratório é uma proposta da esad—idea que acolherá convidados de diversas áreas que nos irão propor ligações entre lugares, experiências e temas.
As caminhadas realizar-se-ão regularmente ao longo do ano, e poderão ter uma vertente de carácter crítico — com discussão de temas enquanto se caminha — e/ou criativo — tendo o silêncio e a escuta profunda, a representação visual ou a recoleção seletiva como processos criativos ou em que a própria caminhada é um ato performativo.
Este projeto é financiado pela FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do Projeto Financiamento UIDP/05237/2020